Our Blog

5 benefícios ao terceirizar a TI

5 Benefícios ao terceirizar a TI

Lidar com a estrutura de Tecnologia da Informação pode ser bastante complicado e caro, principalmente para pequenas e médias empresas. Por isto, muitas vezes, opta-se por manter um setor de TI muito aquém do necessário, o que impacta diretamente na produtividade dos trabalhadores e no sucesso da empresa.

É por isto que, mais do que nunca, a terceirização do TI se apresenta como um caminho promissor e cheio de benefícios. Conheça alguns deles:

1. Otimização de custos e terceirização da burocracia

Manter uma equipe de TI ideal, que atenda de fato as necessidades da organização, pode ser caro e inviável, principalmente no caso de pequenas e médias empresas. Por isto, a terceirização da TI é interessante por tornar viável a manutenção de uma estrutura de tecnologia ideal e com custos menores e otimizados.

Além disto, ao passar para as mãos de outra empresa a gestão da sua Tecnologia da Informação, você transfere também para ela toda a burocracia inerente às contratações (pagamento de encargos trabalhistas, controle de frequência, entre outros exemplos). Isto, além de tudo, alivia o seu setor de gestão de pessoas e permite que a empresa invista em seu negócio principal, que é a segunda vantagem.

2. Foco no negócio

A terceirização da TI permite que empresas foquem em suas áreas de atuação, o core-business, deixando todo o cuidado com a infraestrutura tecnológica para quem realmente entende do assunto. Isso é fundamental para o crescimento de uma empresa, que passa a empreender mais energia para ampliar mercado e melhorar seus resultados.

A otimização de custos permite também um maior investimento em captação de novos clientes através do marketing, e isto com certeza trará resultados melhores.

3. Especialização e know-how em TI

Uma empresa cujo negócio principal é cuidar de Tecnologia da Informação, comprometida em oferecer manutenção e suporte de qualidade e serviços de tecnologia (como computação na nuvem, por exemplo) certamente terá mais expertise do que uma empresa que tem a TI apenas como um setor de apoio.

E como se não bastasse, uma empresa especializada também tem mais habilidade e capacidade de atrair profissionais de qualidade, que atenderão a sua empresa de forma mais eficiente, o que livrará os seus funcionários de muitas dores de cabeça.

4. Terceirização da TI aumenta o controle

Parece um paradoxo, afinal, ao terceirizar um setor, a empresa está abrindo mão da gestão direta dele e entregando para outra. Bom, parece, mas não é. Na verdade, empresas especialistas em terceirização de TI apresentam relatórios periódicos dos serviços que executam, bem como do estado dos equipamentos da empresa (computadores, equipamentos de rede e telefonia, etc).

O curioso é que, muitas vezes, empresas não conseguem obter relatórios detalhados quando mantém um setor próprio. Portanto, pode-se dizer que em muitos casos, o controle é maior quando o setor é terceirizado.

5. Atualização e escala para a empresa

Uma empresa terceirizada pode ficar responsável pela atualização e adequação da sua infraestrutura de TI. Num setor em constante evolução tecnológica e com novidades sempre surgindo, isto é excelente, pois livra a empresa contratante de ter uma infraestrutura obsoleta e que não atenda mais as suas necessidades.

O mesmo vale para a escalabilidade do negócio. Terceirizando a Tecnologia da Informação, há uma maior flexibilidade para aumentar e reduzir a infraestrutura e o quadro de profissionais disponíveis, para estarem sempre adequados que a empresa precisa.

Procurar uma empresa confiável, com experiência no mercado e que tenha postura de parceira do seu negócio é fundamental para o sucesso da terceirização da TI. Portanto, a palavra-chave é confiança. Para dar o próximo passo, clique aqui e conheça as melhores práticas para terceirizar a TI da sua empresa.

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!