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5 dicas de SEO para otimizar o posicionamento do seu e-commerce

5 dicas de SEO para otimizar o posicionamento do seu e-commerce

Se você está aqui, provavelmente já conhece o SEO (Search Engine Optimization) e seus benefícios. Trata-se de uma metodologia capaz de trazer bastante tráfego, mas que exige uma estratégia eficiente para que o público possa seguir aos demais estágios do funil de vendas. Para isso, é interessante estabelecer metas, mensurar resultados e desempenhar ações adequadas a sua estratégia.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas de SEO para otimizar o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca.

1. Pesquise as palavras-chave com atenção

Inicialmente é preciso estudar quais as palavras-chave que mais se adéquam à proposta do conteúdo e a sua proposta. O segredo aqui, é identificar quais delas apresentam maior demanda e que, ao mesmo tempo, tenham baixa concorrência.

O próprio Google ajuda você nessa empreitada, com uma ferramenta de palavras-chave em que é possível analisar a demanda versus concorrência dos termos de pesquisa associados a sua estratégia.

Lá, você acompanha as keywords que têm uma procura razoável e aquelas com pouca concorrência. São elas que você precisa dar atenção, bem como aquelas que geram grande tráfego. A ideia aqui é balancear ambos os termos para obter resultados mais expressivos e rápidos.

2. Produza conteúdo de qualidade

Essa é, talvez, a dica de SEO mais importante, pois de nada vale ter palavras-chave para que o prospect chegue até você se, ao chegar lá, ele se deparar com informações falhas ou conteúdo que não lhe desperte o interesse.

Lembre-se que a relação criada com o SEO estende-se à compra, mas só se você demonstrar o domínio do conteúdo. Daí a necessidade da consistência das informações partilhadas e uma abordagem interessante.

3. Cuidado com a intensidade das palavras-chave

Já escreveu um bom artigo? Agora é o momento de analisar a quantidade das palavras-chave presentes e onde estão. O ideal é que estejam presentes no primeiro parágrafo, ao longo do artigo, nos subtítulos e na conclusão. Dessa forma, é possível sinalizar aos motores de busca que aquele artigo específico está relacionado àquela palavra.

A densidade ideal é de 3% a 5% em relação ao total de palavras, bem distribuídas. Acima disso, pode sugerir que a sua estratégia é baseada em técnicas artificiais que tentam enganar os mecanismos de busca para obter melhores posições. Opte também por sinônimos da palavras-chave, mantendo sempre a naturalidade da escrita.

4. Indique outros conteúdos por meio de links

É necessário linkar outros posts produzidos por você ou por terceiros que possam acrescentar ao seu conteúdo, e quando adicionar os dados de alguma pesquisa ou estudo. A ação de indicar outros posts demonstra que você fez uma boa pesquisa para criar aquele conteúdo e está preocupado em sanar a dúvida do seu público.

5. Dê atenção aos títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos possuem tamanhos que variam de h1 a h6. Eles servem para sinalizar aos motores de busca quais conteúdos têm maior importância. O ideal é incluir, pelo menos, três títulos no artigo e, pelo menos, um com a palavra-chave principal e/ou variantes.

Perceba que esse conteúdo foi criado contendo a palavra-chave no título “dicas de SEO” e, ao longo dele, você encontrará em outras oportunidades, inclusive em subtítulos. No título, a formatação usada foi o h1 e, para os subtítulos, h2.

Não fique só na estratégia de dicas de SEO

Coloque a mão na massa, ou melhor, no teclado! As dicas de SEO só funcionarão se você colocá-las em prática, medir os resultados e manter sua estratégia em constante atualização. Procure ver quais são as palavras-chave mais usadas pelo segmento e não deixe de usá-las em seus artigos.

O ideal é manter o equilíbrio entre as keywords que são tendência e aquelas que se mostram fortes mesmo por longos períodos. No mais, boa sorte!

Gostou do que leu? Compartilhe nas redes sociais para que outros possam ter bons frutos com esse conteúdo e para demonstrar que você se preocupa com sua estratégia de SEO!

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