Our Blog

5 dicas para quem quer abrir uma empresa de TI

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos profissionais que trabalham com Tecnologia da Informação e pretendem dar uma guinada na carreira indo atrás dos seus sonhos. No entanto, empreender é um desafio para quem não tem muita força de vontade e a preparação adequada.

Está determinado a obter bastante informação para atingir o seu objetivo? Veja cinco dicas para abrir a sua empresa de TI!

1) Saiba onde você vai atuar

Existem uma série de áreas e nichos de mercado que são atendidos por uma empresa de TI. Antes de abrir seu negócio próprio, você precisa saber exatamente que tipo de serviço irá prestar: consultoria, desenvolvimento de sistemas ou manutenção de redes e equipamentos.

Cada uma dessas atividades pode ser realizada de forma separada ou em conjunto. Só definindo o que a sua empresa irá fazer que você poderá ter uma dimensão correta de que tipo de profissional contratar, quais equipamentos adquirir e quais clientes prospectar.

2) Fique atento ao sistema de tributação

Ao abrir uma empresa, é possível escolher três tipos de tributação: simples, lucro presumido e lucro real. No início das suas atividades o ideal é utilizar a tributação simples, caso a sua empresa seja de pequeno porte, ou lucro presumido, já que nos primeiros meses e anos de uma nova empresa é difícil prever o lucro real que você terá.

3) Escolha o local ideal

Escolher o local adequado para que a sua empresa se estabeleça é essencial para que você tenha um empreendimento de sucesso. Lembre-se que a sede do seu negócio deve atrair o público-alvo que você procura.

Se você pretende atender clientes de classes A, B ou de grandes empresas, procure imóveis em áreas valorizadas com estacionamento. Caso contrário, encontre uma sede em um local mais acessível.

Uma dica importante nessa hora é fazer um bom contrato de locação: é comum que novos empreendedores façam um contrato de apenas um ano, já que estão inseguros quanto ao futuro do negócio. No entando, o ideal é fazer um acordo mais amplo: assim você tem um lugar garantido para fincar raízes e crescer, sem se preocupar em ter que fazer uma mudança após apenas doze meses.

4) Invista em tecnologia

Não faz sentido abrir uma empresa de TI se você não está disposto a colocar dinheiro no que move o seu negócio: a tecnologia. Investir em equipamentos, como smartphones para o uso laboral dos seus empregados, não é um luxo, afinal, esses celulares podem fazer com que cada membro da sua equipe leve um pedaço do escritório consigo. Da mesma forma, invista em bons serviços de armazenamento na nuvem para aumentar a segurança e a acessibilidade dos seus dados e de seus clientes.

5) Mostre a sua empresa

Uma das grandes dificuldades que os novos empreendedores enfrentam é dar visibilidade ao seu negócio. Para contornar esse problema, cultive as relações que você já tem estabelecidas de outras experiências profissionais e complemente esse esforço com investimento em comunicação. Procure parceiros especializados em marketing digital que irão ajudar a sua empresa com exposição na internet, seja por meio de redes sociais ou de blogs e sites.

Está abrindo uma empresa de TI? Compartilhe com a gente as suas dificuldades, dúvidas e as soluções que você vem encontrando!

 

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!