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5 dicas para uma automação de marketing de sucesso

5 dicas para uma automação de marketing de sucesso

A automação de marketing deixou de ser um simples modismo e transformou-se numa grande facilitadora de processos. Quando bem utilizada, pode se tornar umas das maiores e mais eficazes ações de marketing estratégico, a fim de contribuir para o crescimento de inúmeras empresas.

Essa questão está se mostrando tão séria que a consultoria Gartner apontou em uma pesquisa que, até 2020, cerca de 85% dos relacionamentos praticados com clientes serão gerenciados por meio de plataformas digitais. Ou seja, sem que haja qualquer tipo de intervenção humana.

Com isso, as ferramentas digitais terão uma importância extrema no auxílio da diminuição de tempo entre a captação das leads (conquista do cliente potencial) até o fechamento de um negócio. Porém, por mais que seja uma boa investir nessa estratégia, a automação possui algumas armadilhas que precisam ser evitadas, a fim de não complicar todo esse processo, que é bastante simples e eficaz.

Sabe quais são os maiores erros de automação de marketing que você e a sua equipe devem evitar na hora de investir nessa estratégia? Aprenda, de uma vez por todas, como lidar com cada uma delas e qual é a melhor maneira de contornar esses contratempos!

Falta de planejamento

Quando uma empresa decide automatizar as ações de marketing sem um planejamento sólido das ações, está dando um “tiro no próprio pé”. Pare evitar que isso ocorra, o primeiro passo a ser tomado é com relação à validação dos objetivos da corporação.

É preciso tomar como base todo o ponto de visa operacional, a fim de traçar o caminho certo para as estratégias. Crie um plano de negócios para deixar todas elas bem claras, além das metas e de uma avaliação real do que poderá e não poderá ser feito. Pense nas questões abaixo:

  • Qual é o objetivo da minha empresa?
  • Em quanto tempo desejo alcançar esse objetivo?
  • Como avaliarei cada uma das métricas dessas ações?

Não basta investir em um software para que tudo funcione às mil maravilhas! O programa precisa trabalhar em conjunto com todo o processo, conteúdo e pessoas que fazem parte da nova empreitada.

A jornada de compra

Esta é uma grande armadilha que precisa ser muito bem avaliada: nunca tente programar processos que não existem ou automatizar os maus hábitos de marketing. Entenda de uma vez por todas que o mix de marketing deve operar estrategicamente em processo off-line, antes de programá-los dentro de um novo software.

Certifique-se primeiro que tudo já funciona da maneira como deveria. Portanto, avalie os seguintes questionamentos:

  • Qual é o caminho mais viável que meus compradores percorrem, antes de decidir comprar um produto ou um serviço da minha empresa?
  • De que forma o conteúdo que a minha corporação produz poderá ajudar a minimizar o tempo entre o “encantamento” dos clientes até a real decisão de compra?
  • De que maneira posso instigar os meus clientes potenciais a fechar uma compra com a minha instituição?

O novo software de automação de marketing

É claro que a tecnologia contribui e muito para o desenvolvimento das ações, mas se a intenção é realmente diminuir o tempo entre o primeiro contato e a decisão de compra, largue de vez a ideia de que o software por si só se encarregará de gerar as leads para o seu negócio. Em vez disso, pense que você e a sua equipe precisam aliar a tecnologia com pessoas capacitadas que possam usá-la da melhor forma possível.

Segmentação da estratégia de automação

Cada lead possui um interesse e momentos diferentes dentro da jornada de compra. É preciso investir em vários tipos de abordagem, pois conversar com todos da mesma forma somente trará resultados negativos ao seu negócio.

Pensando nisso, procure segmentar a base da melhor forma possível e isso nada mais é do que agrupar as leads que possuem características semelhantes. Quanto maior for a segmentação da comunicação, melhores serão as chances de transmitir e de captar o melhor valor das suas leads.

Procure agrupar aquelas que possuem o mesmo interesse de solução e que estejam no mesmo momento da jornada de compra. Uma vez feito isso, o processo de saber o que falar ou oferecer a esse potencial cliente será mais fácil e eficaz.

Análise e otimização do processo

Assim como nas ações de marketing tradicionais, a automação também precisa de constante melhoria, a fim de buscar os melhores resultados. Atente-se ao fato de que, mesmo as hipóteses mais óbvias precisarão ser avaliadas, pois poderão alcançar rendimentos surpreendentes no futuro!

O importante aqui é testar vários modelos e estratégias, sempre medindo e replicando aquilo que está trazendo os resultados mais positivos para a empresa. Por fim, algumas métricas principais precisam ser observadas e mensuradas na hora de analisar a real eficácia do fluxo de automação de marketing. São elas:

  • CTR (Click Through Rate) — Quantidade de cliques nos CTA’s dividida pela quantidade de e-mails entregues;
  • Taxa de Abertura — Razão entre o número de e-mails que foi aberto e o número de e-mails que foi entregue;
  • Taxa de cliques — Razão entre o número de cliques que houve no CTA e o número total de e-mail aberto;
  • Volume absoluto — O número total de leads que alcançou o seu objetivo.

Pense que nada na automação de marketing é exatamente uma regra. Talvez você e a equipe possam encontrar, no contexto da sua organização, formas até mais eficientes de engajar as suas leads. No entanto, tenha certeza de que o investimento nesse tipo de estratégia é extremamente eficaz, pois diminui bastante o tempo que é gasto em algumas atividades e você poderá investir mais naquilo que realmente precisa da sua atenção.

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