5 erros comuns de segurança em TI que as empresas cometem

Nov 21, 2020 | Gestão de TI

Diariamente, uma vasta quantidade de informações e de dados são criados por empresas de todo o mundo na rede. Apesar do número significativo de sistemas de segurança e de softwares existentes no mercado, muitas corporações ainda cometem alguns erros de segurança em TI, que podem ser cruciais. Neste artigo, selecionamos 5 erros comuns cometidos por companhias diversas.

Como fazer para evitá-los? Leia o nosso artigo e saiba corrigir estes problemas!

Não entender a importância de se investir na segurança em TI

Um dos grandes erros cometidos entre as empresas é considerar os investimentos em segurança  em TI gastos desnecessários. Essa medida pode ser bastante prejudicial para a corporação, em virtude dos riscos relativos aos dados, muitas vezes, confidenciais, como informações dos clientes e dados financeiros da empresa.

Sem a devida proteção, eles estarão sobre perigo de ataques. Nesse sentido, é importante garantir a segurança dos dados da sua empresa.

Não acompanhar a evolução dos sistemas

A Tecnologia da Informação está em constate evolução e, algumas vezes, torna-se até difícil conhecer todos os novos sistemas e todas as novas versões existentes no mercado. Por isso, é de vital importância se manter atualizado.

Procure acompanhar o que há de novo e entender como pode ser utilizado a favor da empresa. Essa é uma maneira eficaz de fazer uma escolha segura em quais investimentos a empresa deve optar.

Deixar de restringir o acesso de funcionários

Em toda empresa, existem informações que precisam ser resguardadas e só podem ser disponibilizadas de acordo com o cargo ou com o nível hierárquico do funcionário. Muitas vezes, um dos erros cometidos pelas companhias é não restringirem esse acesso de modo ativo.

Atualmente, saber como proteger informações confidenciais pode ser um grande desafio para qualquer empresa, por isso, procure se prevenir. Uma dessas medidas pode ser colocar senhas em diversos níveis de acesso, para que se certifique que apenas pessoas que sejam autorizadas obtenham informações pertinentes à sua função.

Não promover uma comunicação interna eficaz

Medidas de segurança em TI são necessárias para evitar ameaças ou minimizar os danos de ações já realizadas. Mas é importante que todos os funcionários compreendam a relevância dessas medidas, não só para a empresa, mas para a manutenção de seus empregos em alguns casos.

Vazamentos de dados, por exemplo, podem ocasionar danos graves. Por isso, a comunicação se faz tão importante.

Promova uma comunicação interna eficaz quanto à importância da segurança em TI. Nesse quesito, apesar de uma parte expressiva da responsabilidade estar voltada para os profissionais de Tecnologia da Informação, todos os funcionários precisam contribuir efetivamente para a segurança em TI dos dados e das informações da empresa.

Ter uma visão voltada apenas para as estratégias

As estratégias elaboradas e desenvolvidas são a base para uma segurança em TI eficaz dos dados da empresa, no entanto, não são tudo. É preciso analisar todas as questões que giram em torno dessas estratégias de modo amplo.

Como o modo em que elas estão sendo aplicadas, se os resultados têm sido positivos e como melhorar os aspectos que ainda não atingiram seu potencial. Essas medidas protetivas precisam ser amplamente respeitadas, pois os erros de segurança em TI podem ser prejudiciais à empresa, por isso, procure sempre manter boas práticas.

Como anda esse processo na sua empresa? Restou alguma dúvida? Deixe seus comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

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