Our Blog

5 erros das empresas que você não pode cometer

marketing-agencia[

Quando você administra uma empresa tomar as decisões corretas no momento adequado é o maior desafio. Principalmente nas pequenas empresas qualquer decisão equivocada pode ter consequências importantes e ainda mais porque nesses casos o gestor costuma acumular diversas funções gerando ainda mais riscos de cometer erros. O gestor deve estar preparado para conhecer sobre vários setores diferentes da empresa e estar sempre aberto a aprender.

Obviamente cada empresa apresenta suas dificuldades e também necessita de soluções diferentes, mas existem alguns erros cometidos com frequência pelos gestores de empresas que podem ser evitados.

1. Não fazer um plano de negócios

Esse é um dos principais erros de gestão de primeira viagem. O plano de negócios é o planejamento estratégico da empresa onde estão descritos direcionamentos importantes sobre o futuro do negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, o plano de negócios não é algo estático, e sim um planejamento mutável que deve ser revisto ao longo do funcionamento da empresa, para permitir ajustes de caminho. O ideal é fazer antes mesmo do início da empresa, para avaliar corretamente mercado, valores necessários, concorrência e muitos outros pontos importantes, mas se sua empresa já está em funcionamento e não tem ainda o plano de negócios, ainda é tempo de fazer.

2. Não ter controle financeiro da empresa

Muitos empreendedores acabam deixando de lado essa importante função por causa do dia-a-dia corrido, mas isso pode ter consequências desastrosas para a empresa. A gestão financeira exige o correto registro de todas as entradas e saídas de valores, o programa de controle de estoque, compras, vendas, etc, e tem influência direta no presente e futuro da empresa.

Sem uma gestão financeira eficiente o administrador não possui projeções eficientes e dessa forma pode tomar decisões equivocadas causando prejuízos para a empresa.

Hoje existem empresas que oferecem o serviço de gestão financeira através de software online, que facilita muito esse trabalho, são os chamados ERP cloud.

Esses sistemas de gestão ERP integram diversos setores da empresa, facilitando o registro e acompanhamento das informações. Os recursos administrados no sistema de gestão integrada são controle financeiro, controle de estoque, orçamentos e vendas, cotação e compras, além de gerenciamento de cadastros de clientes e perfis de acesso. Além disso, com todas as informações registradas em um único sistema, é muito mais fácil gerar relatórios fiéis à realidade da empresa.

3. Misturar o dinheiro da empresa com o pessoal

Esse é outro erro muito comum entre empreendedores, principalmente os de micro e pequenas empresas. Quando você não tem um salário definido, acaba tirando todo o valor necessário para suas despesas pessoais, que acabam crescendo com o aumento de recursos disponíveis e isso acaba virando uma enorme bola de neve. Isso é conhecido como “sangrar a empresa” e certamente terá consequências desastrosas para o negócio podendo até levá-lo à falência.

A melhor maneira de calcular o seu salário é imaginar quanto você pagaria a alguém contratado para essa função. E é muito importante incluir esse custo no controle financeiro para verificar se esse salário pode ser pago realmente pela empresa. E o mais importante, se algum mês a empresa der lucro, você deve separar esse valor entre o que será reinvestido e o que será guardado para emergências futuras. Nada de usar para despesas pessoais.

4. Não ter um planejamento de marketing digital

Qualquer empresa precisa de seus clientes e ser visto é necessário para ser lembrado na hora certa. A melhor maneira de conseguir isso é através de um planejamento estratégico de marketing que irá estudar os seus clientes, identificar o perfil do seu público-alvo e definir estratégias de marketing digital para conquistar essa audiência, aumentando as vendas para o público certo.

Tudo isso exige muito conhecimento de mercado e técnicas de marketing digital. Caso você não conheça bem esses assuntos pode contratar uma Agência de Marketing Digital com profissionais especializados nesse segmento. Dessa forma sua empresa criará campanhas de engajamento com clientes e poderá aumentar o reconhecimento da marca, sua base de clientes e, consequentemente, as vendas.

5. Não estabelecer metas

As empresas devem sempre trabalhar com metas e prazos as serem cumpridos para garantir a evolução de seus processos. Quando as metas não existem, é muito comum verificar projetos sem finalização e pouca produtividade. As metas devem ser saudáveis e possíveis de serem realizadas, além disso, a empresa precisa criar os recursos necessários para o atingimento desses objetivos, caso contrário podem ocorrer problemas no clima da empresa, além do descumprimento da meta.

Esses erros são muito comuns na gestão empresarial e normalmente acontecem por falta de conhecimento do administrador. Mas com essas dicas você terá capacidade de manter atenção redobrada nessas questões e evitar esses erros na sua empresa.

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!