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5 erros na estratégia de marketing digital que você deve eliminar

5 erros na estratégia de marketing digital que você deve eliminar

Sabe por que tantas pessoas falham ao tentar impulsionar as vendas com a ajuda da internet? Porque usam estratégias erradas! Veja a seguir 5 erros na estratégia de marketing digital que você precisa eliminar do seu negócio agora!

1. Não ter estratégia de marketing digital

Muitas pessoas ainda acham que marketing digital se resume a enviar emails com ofertas, ter perfis em redes sociais e ter um site corporativo para “marcar presença” na internet. Quem segue esse modelo só perderá dinheiro e ainda correrá o risco de manchar a reputação da empresa.

O marketing possui diversas vertentes e deve ser trabalhado de forma personalizada para cada empresa, sempre seguindo um planejamento estratégico bem detalhado.

Só assim você conseguirá reduzir custos com anúncios, expandir o alcance da sua marca, melhorar a experiência do cliente durante a jornada de compra e criar uma boa reputação para a sua empresa com a ajuda da internet.

2. Usar as métricas erradas

Ter 100 mil curtidas em uma fã page nem sempre quer dizer que o seu negócio está indo bem na internet. Muitas métricas podem encher os olhos, como o número de visitas em um site ou curtidas em um post, mas o que realmente importa é o retorno que o seu negócio tem ao investir na internet.

O que vale mais? Uma página com 10 mil seguidores que, indiretamente, aumenta o faturamento de um negócio em R$ 10 mil, ou uma página com 100 mil seguidores que não consegue gerar nem mesmo R$ 2 mil em vendas?

Cada métrica tem uma função dentro de uma estratégia, e elas devem ser analisadas de acordo com os seus objetivos. Quantos novos curtidores foram transformados em leads? Qual foi o alcance da nova oferta? As centenas de comentários em um post são de cunho negativo ou positivo? Atrelar números ao sucesso, independentemente do real significado deles, é um grande erro.

3. Comprar listas de e-mail

Comprar listas de e-mail é um dos piores erros que podem ser cometidos no marketing digital. Aqui dois problemas dessa prática:

Seus emails rapidamente serão taxados como SPAM, sendo automaticamente bloqueados e parando no limbo digital de uma caixa de entrada, ou seja, você estará jogando dinheiro no lixo.

Mesmo que — por algum motivo desconhecido — seus e-mails não sejam classificados como SPAM, nada garante que as pessoas que os receberão terão interesse pelos seus produtos. Você gosta de receber ligações de telemarketing oferecendo produtos ou serviços completamente aleatórios? A nossa reação mais comum é a de recusar ou até mesmo ficar com raiva caso haja uma insistência da parte da empresa, e é isso que pode acontecer com você se continuar insistindo nos e-mails. Aí sim eles serão taxados como SPAM, voltando então para o problema anterior.

Vale muito mais a pena investir esse dinheiro da compra de listas em anúncios segmentados, produção de conteúdos e criação de landing pages.

4. Não trabalhar com personas

Uma persona é uma representação fictícia, baseada em dados reais coletados por meio de pesquisas, cujo objetivo é auxiliar tomadas de decisões do seu negócio levando em consideração as possíveis reações do público.

No marketing em geral as personas são fundamentais para a criação de peças, promoções e outras estratégias, como a captação e construção de relacionamento por meio de conteúdo relevante.

A grosso modo, ignorar personas faria com que sua empresa tomasse decisões como investir na venda de casacos de pele em pleno verão tropical. Quer tomar decisões que vão render muito dinheiro para o seu negócio? Então será preciso investir na criação de personas.

5. Não gerar leads

Não adianta nada produzir ótimas peças, conteúdos e ter uma grande presença em redes sociais se a sua empresa não sabe gerar leads. Você sabe converter a atenção do público em interesse pelo seu negócio?

Uma boa forma de reverter esse problema é adicionando chamadas para a ação ao final de suas mensagens, sempre incluindo links quando necessário. Você precisa dizer ao público qual é o próximo passo a ser tomado.

Quer mais dicas de como alavancar o seu negócio sem cair nesses erros de marketing digital? Basta deixar um comentário com as suas dúvidas aqui!

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