Our Blog

5 mitos sobre a computação em nuvem

[x]-mitos-sobre-a-computacao-em-nuvem929

No primeiro momento, toda mudança causa uma certa desconfiança ou rejeição. Isso não é diferente em TI quando uma nova tendência é utilizada e aplicada nas empresas, como acontece com a Cloud Computing(ou computação em nuvem).

A computação em nuvem é uma tendência forte e que veio para ficar. Mas algumas empresas ainda resistem a ela por conta de mitos que acabam passando insegurança de sua implementação.

Ainda está em dúvida sobre a computação em nuvem e seus mitos? Fique tranquilo, pois hoje mostraremos alguns mitos que convencerão você a adotar a computação em nuvem na sua empresa!

1. A computação em nuvem não é segura

Esta é a questão que muitos têm uma certa desconfiança. Será que os dados que ali trafegarão estão seguros?

Quem vai garantir a segurança das minhas informações? As empresas que oferecem os serviços em nuvem possuem certificação em segurança, como é o caso do Azure da Microsoft. Todos eles têm datacenters com profissionais especializados em segurança para garantir um ótimo serviço aos seus clientes e a segurança de seus dados.

2. Sua implementação exige um alto investimento

Quando se trata de uma nova tecnologia, muitos já imaginam que para a implementação dela será necessário um alto investimento. Mas no caso da plataforma em nuvem o investimento, comparado aos outros serviços tradicionais, é bem mais baixo.

Para a implementação da computação em nuvem não é necessário o investimento em uma infraestrutura cara e dedicada somente a ela, nem de profissionais especializados. Além do baixo investimento, o retorno a médio e a longo prazo para a empresa será maior do que se fosse investir em uma tecnologia tradicional.

3. A implementação é complexa e difícil

Se as empresas já imaginam que o custo da computação em nuvem será alto, também imaginam que a sua implementação será muito complexa e difícil. Logo que uma tecnologia precisa ser implementada, vem a mente a necessidade de se comprar novos computadores, infraestrutura dedicada, um software novo, contratação de profissionais treinados e especializados nesta nova tecnologia.

Mas nada disso é necessário! A computação em nuvem é muito simples de ser implementada, e sua utilização, muitas vezes, é intuitiva, por se tratar de ferramentas já conhecidas pelos profissionais.

4. A produtividade do trabalho cai

Este mito também é falso! Com a utilização do Cloud Computing a sua empresa vai aumentar a produtividade.

A empresa que conta com este tipo de serviço não precisa se preocupar com a segurança, nem com o volume e o tráfego dos dados. A provedora deste serviço cuidará destas partes e outras, dependendo dos serviços contratados, o que facilita o trabalho não só de grande e média empresas, como também de pequenas.

5. A transição para a computação em nuvem leva tempo

As empresas que pretendem fazer a transição para a computação em nuvem imaginam que levará tempo. Mas elas estão erradas.

Para fazer a transição para a computação em nuvem, os serviços são criados e projetados de acordo com cada empresa. O processo de implementação e criação em nuvem é muita mais rápida do que a maneira tradicional adotada pelas empresas.

Estes foram os 5 mitos sobre a computação em nuvem. Caso a sua empresa deseja implementar a computação em nuvem e ainda possui dúvidas e insegurança sobre ela, consulte a empresa que presta este tipo de serviço em nuvem. Com certeza ela sanará todas as suas dúvidas e irá guiá-lo para o melhor tipo de serviço para a sua empresa.

Já pensou em implantar a computação em nuvem na sua empresa? Já está convencido de seus benefícios? Para mais posts como este, assine a nosso newsletter!

Tags: , ,

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!