Our Blog

5 vantagens do BPM (Business Process Management)

5 vantagens do BPM (Business Process Management)

Nenhuma empresa consegue sobreviver no mercado se permanecer com seus processos estagnados. A evolução é natural e necessária para que as atividades sejam desempenhadas da melhor maneira. E as vantagens do BPM entram exatamente nesse ponto da jornada.

BPM, abreviação de Business Process Management, é um conceito criado para otimizar processos internos e externos, aliando as áreas de gestão e de tecnologia da informação.

Para conseguir medir a eficiência de uma tarefa, é necessário entendê-la por completo, e ter uma ideologia de gerenciamento criada para isso é de enorme valor. Continue a leitura do artigo e confira 5 vantagens do BPM para sua empresa!

1. Transparência nos processos

Uma das premissas do BPM é que os processos serão visíveis por todos. Um grande efeito positivo é a padronização, pois de fim a fim se sabe a forma como os serviços estão sendo executados.

Com a transparência, a constatação de onde o fluxo de trabalho flui e onde ele trava ocorre em curto prazo, dando às áreas tempo e possibilidade para agir e mitigar os problemas que vêm ocorrendo e antes não eram vistos.

2. Aumento da produtividade

Muitas tarefas executadas em uma empresa são cotidianas e dispendem a alocação de recursos que vão gastar seu tempo nelas, quando poderiam realizar outras atividades que agregariam valor à empresa.

Com o BPM, os fluxos de trabalho são evoluídos, trazendo benefícios como a eliminação de processos redundantes, automatização de tarefas repetitivas e a redução de tempo na geração de relatórios, já que a informação se torna visível a todos os envolvidos.

3. Redução de custos

Quando não é possível enxergar os processos de forma completa, existe o risco de a tomada de decisões ser realizada equivocadamente e trazer prejuízos a uma organização.

Quando implantado com sucesso, o BPM deixa bem claro o fluxo de caixa da empresa, dando muito mais embasamento para os gestores entenderem onde o dinheiro deve ser investido. O custo da integração do conceito à empresa pode ser elevado, mas seus benefícios a longo prazo seguramente o fazem valer a pena.

4. Automação de tarefas

Muitas tarefas, como as gerações de relatórios, são maçantes e repetitivas, consumindo muitas horas de um ou mais recursos.

Uma das vantagens do BPM é automatizar todas as tarefas que podem ser repetidas com poucas ou nenhuma alteração em suas variáveis. Com essa nova forma de trabalho é possível ganhar muitas horas e disponibilizar os colaboradores a outras prioridades.

5. Evolução contínua

Com visão macro e micro do funcionamento da empresa, as falhas e os acertos nos processos se tornam mais detectáveis. A melhoria contínua vai ocorrer naturalmente, conforme novas perspectivas vão se ligando, sobre como as atividades devem ser executadas e sobre como isso traz benefícios e maior eficiência ao fluxo de trabalho.

Muitas empresas ainda funcionam com uma gestão de trabalho engessada e que se move de forma hierárquica. Buscar a evolução aliada à tecnologia se tornou uma questão de sobrevivência e destaque atualmente, e toda empresa deve considerar se desenvolver com eficiência trazendo para seu entorno as vantagens do BPM.

E então, decidiu implantar o BPM na sua empresa? Para descobrir mais sobre esse assunto e ficar por dentro das melhores novidades da área de negócios, assine agora nossa newsletter!

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!