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6 dicas para treinar sua equipe de TI

A força de uma empresa de TI está na capacidade de unir talentos e esforços a equipes bem alinhadas: pouco importa ter profissionais competentes se eles não conseguem caminhar juntos em busca de um mesmo objetivo. Por isso, o papel de liderança no treinamento da sua equipe é um desafio que deve ser enfrentado e superado por todos que queiram ter um empreendimento de sucesso.

É um líder e precisa de ajuda nessa missão? Confira as nossas dicas para treinar e alinhar bem a sua equipe de TI!

1) Compartilhe expertises

Toda equipe de TI precisa de um líder que seja reconhecidamente competente e referência naquilo que faz. Planejar, analisar, programar e elaborar orçamentos são capacidades que devem estar sempre presentes.

No entanto, essas habilidades não contam se não forem compartilhadas entre líderes e liderados. Esteja sempre disposto a repassar o que você sabe para a sua equipe e nunca os intimide caso tenham dúvidas.

2) Valorize o lado humano

Ser um bom técnico da infomação é sua obrigação e tarefa. No entanto, também é preciso ser referência ao lidar com pessoas.

Desenvolver a sua capacidade de interações interpessoais é o que pode fazer a diferença entre uma equipe coesa e uma equipe desunida. Não seja um líder carrancudo que não pode ser nunca incomodado: pelo contrário, abra canais de diálogos com os seus colaboradores, escute as suas necessidades, as suas preocupações e dê os retornos adequados.

3) Incentive a melhoria de cada um

Seus liderados irão te seguir com muito mais vontade se tiverem certeza que irão crescer junto a você. Em TI, o aprendizado constante é o trampolim da ascensão profissional. Pensando nisso, promova treinamentos e workshops constantes e procure meios para facilitar o aumento da capacidade da sua equipe.

4) Dê feedbacks constantes

A sua equipe nunca se sentirá reconhecida ou motivada se ela não saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Reuniões de equipe e avaliações individuais são essenciais para que cada membro da sua equipe saiba o que você espera dele e como ele pode alcançar esse objetivo. Lembre-se de parabenizar os seus liderados pelas conquistas alcançadas, mas também não deixe de fazer reeprensões, de forma justa e discreta, quando for necessário.

5) Crie índices de produtividade

Avaliar a importância de treinamentos em equipes pode ser uma tarefa mais fácil se você tiver um controle do que os seus liderados são capazes de produzir antes e depois de receberem novas informações. Por isso, mantenha os índices de produtividade de cada membro da sua equipe e avalie se há, de fato, uma melhora destes, depois de algum workshop ou de alguma mudança de rotina. Discuta esses mesmos índices diretamente com os seus colegas de equipe e procure encontrar pontos que podem ser ainda mais aprimorados ou localizar deficiências que podem ser corrigidas.

6) Promova a vontade de melhorar

Faça com que os seus liderados também procurem capacitação além do horário habitual de trabalho. Vale incentivar a criação de grupos de estudos ou debates e até patrocionar ou subsidiar a obtenção de certificados em novos programas ou técnicas. Cada profissional qualificado ao seu lado irá aumentar a capacidade de toda a equipe.

Tem alguma dica para treinar a sua equipe de TI e aumentar a produtividade? Compartilhe-a conosco!

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