A maneira mais eficiente para saber se suas estratégias estão dando certo é mensurando resultados, e com o inbound marketing não é diferente. Existem algumas métricas que auxiliam na análise dos seus investimentos, apontando se seus resultados estão sendo positivos ou não — dentre elas, o ROI é uma das mais importantes. Aprenda a calcular o ROI da sua estratégia de Marketing Digital:
Neste post, mostraremos o que é o ROI e como você deve calculá-lo em sua estratégia de marketing digital. Confira:
O que é o ROI?
Podemos conceituar o ROI (return on investment ou retorno sobre investimento) como a relação entre o que você investiu em determinada estratégia (nesse caso, inbound marketing) e o retorno financeiro que obteve com esse investimento. A partir da análise adequada dos dados fornecidos pelo cálculo do ROI, você será capaz de compreender se seus investimentos foram bem-sucedidos e se suas metas estão condizentes com a realidade do seu negócio.
Além disso, quando se analisa o ROI de uma estratégia de marketing digital, como o inbound marketing, é possível identificar quais são as ações e canais que estão apresentando os melhores resultados, proporcionando uma boa repercussão para a sua empresa, mantendo assim aquilo que está dando certo e ajustando as táticas que não se mostraram tão eficazes.
Como calcular o ROI de uma estratégia de marketing digital?
Normalmente, a fórmula básica para calcular o ROI de uma estratégia de marketing digital é:
ROI = (lucro obtido – investimento) / investimento
No entanto, quando o objetivo é estabelecer se o seu investimento em inbound marketing tem sido vantajoso, é preciso analisar outros fatores além desses apresentados na fórmula e ter um objetivo definido para suas campanhas — como crescer o número de visitas no seu site, aumentar a geração de leads, conversão de leads em vendas, etc.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Para encontrar o seu custo de aquisição de clientes, você deve considerar tudo aquilo que é gasto com vendas e marketing, como seus investimentos em marketing e até mesmo o salário das equipes dessas áreas, durante um espaço de tempo específico.
CAC= (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas)/ número de novos clientes
O resultado obtido é o quanto você gasta para conquistar os clientes novos. Por exemplo, se o total investido em marketing e vendas foi R$ 4.000, e 20 foi o número de clientes novos, cada cliente custou R$ 200.
Tempo de vida útil do cliente
Também conhecido como Lifetime Value (LTV), essa métrica apresenta o quanto custa manter cada cliente da sua empresa. Para encontrar esse número, multiplique o valor gasto por consumidor em sua empresa pelo tempo de vida dele em seu negócio.
Por exemplo, se o cliente gasta R$ 200 por mês em seu negócio e utiliza o seu serviço durante seis meses, o lifetime value dele é R$ 1.200.
ROI Inbound Marketing
Agora que você já sabe como calcular o custo de aquisição de clientes e o tempo de vida útil deles na sua empresa, já é possível determinar o ROI da sua campanha de inbound marketing.
Considere a seguinte fórmula:
ROI= (Vida útil do cliente – custo de aquisição) / vida útil do cliente x100 (porcentagem)
Coloque em prática o que você aprendeu até aqui, usando como exemplo o cliente com R$ 1.200 de LTV e CAC R$ 200.
ROI= (R$ 1.200 – R$ 200) / R$ 1.200 x 100
ROI=83,3%
É possível definir o tempo de retorno de um investimento?
Uma estratégia inbound apresentará resultado em longo prazo, normalmente após 6 ou 9 meses. Mas assim como já discutimos em um de nossos posts, o tempo para que você tenha um retorno do seu investimento dependerá dos seus esforços, da sua área de atuação e da eficácia das suas estratégias.
Quer ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades sobre o mercado de TI e marketing digital? Assine a nossa newsletter!