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Aprenda como fazer anúncios nas redes sociais com essas dicas!

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As redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, LinkedIn e Google+ — são as principais ferramentas do marketing digital, uma estratégia mercadológica adotada por um número cada vez maior de empresas. Elas atingem um público crescente no mundo, sobretudo no Brasil, um dos países com mais usuários ativos.

Contudo, por ser ainda recente e inserido em um ambiente complexo e competitivo, muitos gestores de mídias sociais escorregam no momento de formular suas estratégias e de criar suas ações dentro dessas plataformas. Por isso, neste post, daremos algumas dicas sobre como fazer anúncios nas redes sociais.

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Público-alvo

Antes de lançar uma campanha, é necessário delinear com precisão quem deseja atingir. Ou seja, definir seu público-alvo de acordo com sua proposta.

As possibilidades são inúmeras: localização, faixa etária, gênero, profissão, área de atuação, gostos, afinidades, assuntos e horários de acessos. Cabe a você, antes de adotar uma estratégia, traçar o perfil de seus potenciais compradores, usuários e clientes.

Foco

Com seu alvo definido, em seguida, é preciso planejar e estabelecer as metas e os objetivos que devem ser alcançados. Para isso, também é vital decidir em qual estratégia focar: aumento de engajamento, de cliques, de visualizações, de conversões, lançamento de um novo produto ou serviço. Enfim, um planejamento claro é imprescindível!

Plataforma

A plataforma em que você investirá varia de acordo com a sua necessidade e com os seus objetivos. Veja abaixo as suas opções:

Facebook

O Facebook é a principal delas. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro, sendo quase 100 milhões somente aqui no Brasil, a rede social de Mark Zuckerberg é a ideal para estreitar relacionamentos, interagir com seus clientes e divulgar.

Por meio dos Facebook Ads é possível criar e veicular anúncios nas redes sociais, que podem ser pagos por cliques, por cada mil visualizações ou de acordo com a audiência segmentada escolhida. O investimento pode variar de R$ 0,01 por clique, com aplicação mínima de 1 real por dia, até valores acima de R$ 30 mil, quando inclusive, o próprio Facebook disponibiliza um consultor para ajudar com esse gerenciamento.

Instagram

Com mais de 300 milhões de usuários, o Instagram tem, nos brasileiros, uma boa parte de seus utilizadores. Apesar dos anúncios estarem em fase experimental — e, por isso, ainda não aberto para todos investirem —, o número de fotos e de vídeos patrocinados aumenta e ela vem sendo utilizada pelas grandes empresas parceiras da plataforma. Isso para divulgar suas marcas, produtos e serviços. Com a disponibilização das propagandas, a ideia é estabelecer um relacionamento mais dinâmico, aberto e direto com os frequentadores do app.

Twitter

Com mais de 200 milhões de perfis ativos e 400 milhões de tweets diários, o Twitter, nos últimos anos, perdeu espaço para o Instagram, mas ainda assim, é uma das plataformas mais acessadas, sobretudo via aparelhos celulares. Por isso, foi uma das redes sociais pioneiras a divulgar conteúdo patrocinado para ampliar o alcance das marcas e gerar tráfego a partir de tweets pagos. Seja pelo perfil da própria empresa ou pelo de terceiros, como artistas famosos e blogueiros influentes, por exemplo.

No Twitter, o investimento para promover algo é um pouco diferente. Nem todos estão liberados a fazê-lo. Somente contas grandes ou via contato direto, quando a empresa analisará seu pedido, têm esse privilégio — até por isso, muitas companhias pagam para atores e pessoas influentes nas redes sociais fazerem essa divulgação.

Três tipos

Mesmo assim, a partir de um investimento mínimo de R$ 12.500, pode-se fazer anúncios nas redes sociais de três tipos. Por engajamento, com custo por clique a partir de interação, tweets promovidos para atingir um número maior de potenciais conversores ou ainda, por assuntos promovidos, em que é possível criar e amplificar uma campanha com base em determinado tema.

Youtube

Com mais de 1 bilhão de usuários e de 48 horas de conteúdo novo por minuto, a maior rede social de vídeos da internet é outra boa plataforma de divulgação de marcas e de produtos para geração de leads. Por ser uma plataforma Google, ela é vinculado ao Google Adwords, em que é possível destinar uma quantia diária de investimento e sugerir um lance para o custo das visualizações — quem der o maior, leva. Contudo, os anúncios são pagos somente se o usuário clicar para visualizá-lo.

LinkedIn

A maior rede de contatos profissionais do mundo também é uma boa forma de atrair usuários qualificados e gerar leads segmentadas a partir do perfil dos usuários da plataforma. Uma vez que eles são bastante detalhados e contêm muitas informações.

No LinkedIn, os anúncios nas redes sociais são feitos pelos próprios usuários, mas os lances para investimento custam, em média, R$7, sendo o mínimo por propaganda de R$4 e o mínimo diário de investimento de R$20. Porém, nesta plataforma, a qualificação do clique por visualizações é muito superior às demais.

Análise de resultados

Por fim, mas não menos importante, qualquer campanha veiculada às redes sociais deve ser monitorada e analisada para mensurar seus resultados. Algumas métricas devem ser verificadas para saber se os seus objetivos foram alcançados e o desempenho de uma determinada ação foi satisfatório. Mas esse já é um assunto para outro post.

Em redes sociais, os anúncios nas redes sociais são umas das principais tendências do marketing digital e devem crescer bastante nos próximos anos. Contudo, antes de investir qualquer quantia, é preciso analisar o mercado, o seu público-alvo, montar uma estratégia para divulgar a sua campanha no momento certo e, principalmente, na plataforma adequada.

Para isso, que tal seguir as nossas dicas? Qualquer dúvida, entre em contato, acesse o nosso blog ou deixe o seu comentário abaixo, com seus questionamentos ou sua opinião sobre quais os tipos de anúncios nas redes sociais que mais agrada. Até o próximo artigo!

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