Our Blog

Atualização de conteúdo: entenda como melhorar seus rankings

Atualização de conteúdo: entenda como melhorar seus rankings

O Google altera seu algoritmo com uma certa frequência, e isso normalmente ocasiona algumas mudanças substanciais no SEO, ou seja, na otimização das buscas. E o impacto natural nesse caso é a alteração significativa nas posições de ranqueamento das buscas orgânicas.

Em resumo, isso quer dizer que de uma hora para outra o seu site pode cair vertiginosamente no posicionamento em que aparece no Google. Mas existe uma maneira eficaz de alterar esse quadro: a atualização de conteúdo. Qual é o sentido disso e como fazer, você confere nos tópicos abaixo. Acompanhe!

O que é atualização de conteúdo?

A atualização de conteúdo se baseia em alterar algumas características de um texto, e-book, paper, ou outra forma de publicação, de maneira a torná-la mais atraente para novas audiências. É como um carro, que com o passar dos anos precisa receber um “tunning” para continuar impressionando por onde passa.

Por que é necessário fazer isso?

Imagine que você publicou um conteúdo perene, ou seja, que pode ser lido com as mesmas impressões positivas em qualquer tempo, diferentemente de uma notícia sobre um acontecimento, por exemplo, e essa publicação obteve várias visualizações, compartilhamentos e linkagens. Acontece que a construção inicial do seu conteúdo foi ótima para o algoritmo vigente naquela época, e não para os padrões atuais.

Quando fazer a atualização?

As alterações precisam ser feitas em um prazo mínimo de 6 meses do início do blog para que este tenha tempo de estabelecer sua relevância, e também para que as análises possam apontar valores significativos para a sua estratégia.

Outra questão importante nesse aspecto é que antes desse prazo o seu blog ou site dificilmente conseguirá se beneficiar por qualquer alteração nos algoritmos. Enquanto não chegar a hora de atualizar, foque na produção de conteúdos relevantes.

Como pode ser feita a atualização de conteúdo?

Existe uma série de formas de fazer seu conteúdo voltar a ter seus dias de glória. Entre as mais comuns estão a extensão de textos e e-books, alterações de palavras-chave e as mudanças nos subtítulos.

A principal questão é que não se trata de um processo tão simples. A atualização de conteúdo exige conhecimento das ferramentas de análise de tráfego, SEO, e até sobre como compreender o que o seu concorrente fez de certo para conseguir um bom ranqueamento.

Como terei certeza se as alterações darão o resultado esperado?

Como dissemos no tópico anterior, saber o quanto seu conteúdo pode ser estendido ou reduzido, quais palavras-chave utilizar e onde colocá-las, modificar tags, e outras questões importantes para SEO, lhe exigirá conhecimento sobre o assunto.

Estude bastante os e-books disponibilizados na internet a respeito dos princípios e diretrizes do marketing digital e, principalmente, não deixe de contar com ajuda especializada. Existem empresas que podem operar verdadeiros milagres para a sua marca no que diz respeito à presença dela na web.

Diferente do universo dos automóveis, onde os veículos que carregam 100% das características originais são bem valorizados, no Google a realidade pode ser um pouco cruel. Faça sempre a atualização de conteúdo com acessórios modernos e atraentes se quiser continuar aumentando o seu número de admiradores.

Gostou das dicas? Para continuar recebendo nossas novidades, acompanhe nossos perfis no Facebook e LinkedIn!

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!