Our Blog

Cloud computing: o que preciso saber?

Cloud Computing: O que preciso saber?

Cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, é uma forma interessante de compartilhar recursos, softwares e informações por meio da internet. Isso pode significar grande economia nos gastos da sua empresa. Através dela, é possível aproveitar melhor os recursos de hardware que você possui para multiplicar as possibilidades da sua equipe, que só precisa de um navegador conectado à internet para trabalhar.

Além disso, serviços na nuvem oferecem flexibilidade a gestores, que podem contratar mais ou menos espaço de armazenamento sem necessitar de um upgrade nas máquinas que possui.

Quer saber como esse tipo de serviço pode oferecer melhorias em sua empresa? Entenda sobre cloud computing: o que preciso saber?

O que é cloud computing?

Computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos e realizar tarefas on-line, ou seja, sem a necessidade da instalação de nenhum arquivo em sua máquina local. Os dados não se encontram localizados ali, mas sim numa rede que pode ser visualizada por meio de múltiplos dispositivos, desde que configurada para tal.

Quem está conectado a essa rede consegue acessar ferramentas específicas e manter salvo todo o seu trabalho, para que este seja acessível de qualquer lugar. O nome vem daí: é como se o seu computador estivesse nas nuvens e fosse acessível de qualquer lugar.

Benefícios do cloud computing

Os privilégios do cloud computing são muitos, mas o principal é bem simples de entender: essas ferramentas, por serem mais leves e rodarem utilizando os recursos de outras máquinas, facilitam a vida de gestores que não têm muitos recursos para investir na estruturação de um negócio em sua fase inicial.

Esse benefício se estende às expansões futuras, pois, como foi mencionado, é muito fácil escalar o seu negócio na nuvem. Comprar novas licenças e colocar seus novos colaboradores para trabalhar está a uns cliques de distância.

Não podemos deixar de citar como vantagem a flexibilidade proporcionada pelas aplicações em cloud computing. Dados estão acessíveis, , e aplicativos podem ser executados a partir de qualquer localização. Fica mais fácil fazer home office ou resolver aqueles imprevistos, inclusive realizando acesso por meio de dispositivos móveis.

Investimento inicial

Outra grande vantagem do cloud computing é que a sua empresa só gasta o que usar. Isso torna o investimento inicial muito inferior à compra e à manutenção de outros tipos de software. Os planos são adaptados às necessidades de cada cliente e são facilmente escaláveis.

Conforme o seu negócio cresce não é preciso investir em novos servidores, bastando realizar a contratação de um plano que se encaixe melhor nas suas novas necessidades!

Se você não tinha certeza das vantagens que o cloud computing oferece como investimento, agora dá pra ter uma ideia mais clara. É uma forma de economizar recursos, universalizar o acesso e flexibilizar a maneira como você e seus colaboradores realizam trabalhos de rotina.

Deu pra entender como o cloud computing é uma forma bacana de economizar enquanto investe na tecnologia utilizada por seu negócio? Conta pra gente nos comentários suas experiências e tire suas dúvidas!

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!