Our Blog

Como escolher a plataforma certa para seu blog

Os blogs, que antes começaram apenas como um diário, agora já são ferramentas que alavancam o alcance de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que servem para educar clientes em campanhas de marketing de conteúdo. Com essa visão mais abrangente sobre as funcionalidades dos blogs em uma estratégia de marketing digital, uma atitude mais criteriosa na hora de escolher a plataforma em que ocorrerá a hospedagem do blog é muito bem-vinda.

A análise da escolha da plataforma começa no momento em que o objetivo do blog é definido. Mesmo assim, ainda convém analisar as outras possibilidades disponíveis. Digamos que, por exemplo, a intenção do blog seja puramente fotográfica. Neste caso a recomendação é Instagram, Twitter ou Facebook, mas que ainda assim poderia ser hospedado em outras plataformas.

Contudo, fomos além da escolha simples e separamos plataformas que podem agregar diversas funcionalidades e que também são customizáveis para que você, que pensa em criar um blog, faça uma boa escolha inicial.

WordPress

Uma das plataformas mais populares e fáceis de se começar, o que significa que existe muito material complementar na rede, seja de ajuda técnica ou de customização. É uma plataforma gratuita, oferecendo hospedagem, domínio customizado e integração com redes sociais, mesmo sem a instalação de plug-ins. Há diversos upgrades que podem ser comprados para ampliar essas funcionalidades.

O ponto negativo é que para realizar algumas alterações, tanto gráficas como internas nas páginas, é requerido conhecimento de PHP, CSS e HTML.

Blogger

O Blogger é uma plataforma fornecida pelo Google. É fácil de usar, sem a necessidade de instalar plugins e também gratuito. Um dos pontos mais fortes é que todos seus blog estão presentes em um único menu de controle (dashboard), garantindo fácil gerenciamento.

Infelizmente existem poucos temas, fazendo com que blogs hospedados no Blogger sejam bem parecidos. Além disso, o nome é extenso, pois possui o “.blogspot.com” em seu domínio, dificultando a memorização do nome dos sites.

Tumblr

É uma plataforma de exposição visual que não é tão disseminada no Brasil. É gratuita e representa uma boa vitrine para produtos. A grande vantagem está nos diretórios, que estão bem divididos desde os começos das postagens, facilitando o acesso de quem procura por categorias específicas de produtos.

Apesar da facilitação com as categorias, o Tumblr não é considerado bom para SEO (Search Engine Optimization), a maneira como os motores de busca consideram seu site no ranqueamento. Outro ponto negativo é que por ser uma plataforma visual, a venda de serviços e produtos que requerem explicação se torna difícil (assim como Instagram e Twitter).

Hubpages

É um grande site (gratuito), onde qualquer um pode criar um “hub” (ou texto) e escrever sobre o que deseja. É bem visto pelos motores de busca, facilitando pesquisas que levam ao seu “hub”. Naturalmente, o impacto de seu Hub será maior se compartilhado em redes sociais (assim como qualquer estratégia de marketing digital). Além dessas vantagens, o registro e utilização são fáceis, favorecendo iniciantes.

Há possibilidade de monetização no próprio site, contudo o usuário recebe apenas 60% desse valor, ficando o restante com a Hubpage. Outro ponto negativo é que o número de postagens é limitada.

Weebly

Segue a linha do WordPress, permitindo a qualquer um que crie seu próprio blog. Uma vez escolhido o template, o usuário monta seu site “arrastando” os elementos que deseja para tela. Não há necessidade downloads ou instalação de plug-ins e o processo é fácil de entender. Também é possível manipular seu site por um dispositivo móvel graças a aplicativo do Weebly.

Como em várias plataformas, seu site é hospedado nos servidores do Weebly e está sujeito a suas regras. Isso pode ser alterado com um upgrade para um plano premium. Assim como o WordPress, também requere um nível de programação para alteração, mas oferece menos possibilidades.

Estas são as principais plataformas de criação e hospedagem de blogs. De longe, o WordPress lidera essa lista em popularidade e funcionalidades. Entretanto, é sempre bom ter outras possibilidades e, quem sabe, utilizar mais de um ao mesmo tempo para comparação posterior, afinal estamos falando em eficiência de campanhas de marketing digital.

 

E você, qual plataforma usa? Deixe um comentário. Continue acessando nosso site para saber mais sobre TI e marketing digital.

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!