Our Blog

Como garantir a segurança dos dados na sua empresa?

O ano de 2015 deve finalizar com recordes de ataques cibernéticos em todo o mundo. De acordo com aMcAfee, empresa americana especializada em segurança na internet, a espionagem virtual aumentará significativamente este ano.

Essa previsão é preocupante, pois o Brasil já é classificado como o 8° colocado no ranking de origem de fraudes cibernéticas, de acordo com o Relatório Anual sobre Ameaças à Segurança na Internet, produzido pela Symantec, outra empresa americana líder no mercado de antivírus. Com o aumento da utilização de sistemas e de aplicações na nuvem (Cloud Computing) e por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets e notebooks), essa preocupação só aumenta, pois o arcabouço tecnológico tende a ficar mais complexo e a exigir mais traquejo no gerenciamento da equipe de TI.

Diante disso, concorda que é cada vez mais importante que as empresas blindem seus dados para que não sejam invadidos e danificados por hackers? A seguir, veja algumas dicas para garantir a segurança dos dados do seu negócio!

1- Utilize apenas soluções certificadas

Ao adquirir softwares, tenha certeza de que são licenças originais. Virifique se há certificações de SSL (Protocolo de camadas de sockets segura) e TLS (Segurança da camada de transporte) para ter certeza da autenticidade dos pacotes de dados que transitam pela rede. Procure trabalhar com sistemas e com aplicações baseadas em criptografia — conversão de dados eletrônicos em forma de texto cifrado, que só são compreendidos por usuários autorizados.

2- Invista em proteção dos sistemas e da rede

Busque soluções em antivírus para proteger os sistemas e a rede de computadores da sua empresa. Num primeiro momento, pode parecer um investimento alto. Porém, em longo prazo, a economia se reflete na prevenção de fraudes e de perdas de informações relevantes.

3- Crie uma cultura interna de segurança da informação

Toda e qualquer infraestrutura de segurança da informação jamais será suficiente se os usuários não estiverem comprometidos. Para tal, eles precisam ser educados, conscientizados e conquistados.

É importante que a equipe de TI convide alguns usuários-chave para participar da criação das normas de segurança da informação, pois além de contribuir com a visão de quem está no dia a dia da operação, eles podem ser disseminadores da cultura de segurança dos dados. Conscientize e normatize a utilização do e-mail corporativo, dificulte as possibilidades dos usuários baixarem aplicações, músicas, vídeos de fontes não reconhecidas e autorizadas; crie níveis de acessos às soluções e às informações para evitar vazamentos e vulnerabilidades.

O engajamento também deve vir da liderança e é preciso fazer esforços de comunicação interna para que o assunto esteja sempre em pauta. Concluindo, a segurança da informação é um assunto muito sério e todas as empresas deveriam incluí-la em seu planejamento anual.

Proteger os dados é garantir a saúde do negócio. Afinal, transações financeiras, registros do relacionamento com os clientes e informações confidenciais também fazem parte do patrimônio corporativo.

Como o assunto “segurança dos dados” é tratado na sua empresa? Tem mais alguma dúvida ou gostaria de deixar uma sugestão? Deixe o seu comentário abaixo!

Tags: , ,

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!