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Como otimizar o SEO do seu site?

Como otimizar o SEO

Você deve já ter ouvido falar por aí que ter um site otimizado para SEO é fundamental. E essa é uma verdade: o SEO , sigla para search engine optimization, é o que vai ajudar você a posicionar bem o seu site em páginas de resultados de buscadores, fazendo com que você seja encontrado mais facilmente.

Mas ok, como otimizar um site para SEO? O que os buscadores procuram? Como criar um site bom para buscadores e também para visitantes? Se você está procurando as respostas para essas perguntas, e dicas práticas para aplicar ao seu site hoje mesmo, então você vai gostar desse artigo. Aqui vai um checklist de como você pode fazer para otimizar o seu site:

1. Entenda o que buscadores avaliam

A páginas de resultados de buscas mostram o conteúdo mais relevante para o que um usuário está procurando. Para determinar essa relevância, eles analisam alguns itens:

Conteúdo: determinado pelo texto na página, títulos e descrições que são dadas.

Performance: quão rápido um site carrega, e se tudo está funcionando corretamente

Autoridade: se um site tem é referencia no assunto e se outros sites o linkam por conta do conteúdo

Experiencia do usuário: Como um site é, quão boa é a navegação, se a taxa de saida é alta, e se o tempo de permanencia é pequeno.

2. Tenha URLs amigáveis e seja consistente em seu domínio

Ser consistente com o seu domínio é o início de toda a boa prática de SEO! Basta pensar que será muito mais fácil ser encontrado quando, por exemplo, você usa o nome da sua marca em seu endereço principal, do que se você não usa. Portanto, lembre-se de usar a sua palavra-chave principal no domínio do seu site.

Prefira também sub-diretórios (exemplo.com/link) ao invés de sub-domínios (link.exemplo.com). Entenda: o sites de busca interpretam que sub-diretórios são parte de um mesmo site, e por consequência disso, dessa maneira as páginas de resultados exibem apenas dois links da mesma URL. Já em relação a subdomínios, os buscadores entendem que cada um se trata de um site diferente, e assim há maior chance de aparecerem mais vezes em uma mesma página de resultados dos buscadores.

A outra dica é que ter URLs amigáveis é também importante por elas serem mais facilmente compreendidas. Preferencialmente, o formato do endereço de suas páginas deve ser algo como http://www.exemplo.com.br/produtos/masculino/camiseta/. Evite URLs complicadas, como http://www.exemplo.com.br/produtos/357262&8032404/php=2?

Lembre-se também que se “http://exemplo.com” não se redireciona automaticamente para “http://www.exemplo.com”, os buscadores vão admitir que estes dois sites são diferentes, e isso vai diluir seus esforços com SEO. Então, redirecione para o mesmo domínio sites com “www” e sem.

3. Use títulos únicos e relevantes, e meta descrições em  todas as páginas

É bem difícil conseguir ranquear bem para um termo se ele não faz parte do título da página. Portanto, escolha títulos a partir das palavras-chaves mais relevantes para você. Além disso, tenha boas descrições para as suas páginas pois elas aparecem nos resultados de busca e ajudam a convencer os visitantes a entrarem em seu site. Lembrando que  uma meta-descrição é um breve resumo que descreve o conteúdo de um site ou página para os buscadores.

4. Faça uma boa busca de palavras chaves para saber sobre o que escrever

Essa é a melhor maneira de saber de forma clara qual é o volume de buscas para determinado item. Existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar a montar uma estratégia de palavras-chave, como o Keyword Discovery, o  WordTracker, e o AdWords Keyword Tool.

5. Tenha um sitemap

Um sitemap é um arquivo que contém uma lista com todas as páginas (URLs) de um site, quase como um mapa. Ele pode ser no formato .XML, ou .XML.GZ, e deve ser criado especialmente para auxiliar os buscadores a indexarem melhor um site, compreendendo como é a hierarquia dele e verificando quais são as páginas mais importantes e relevantes. E claro, se você tem suas páginas indexadas de maneira rápida, também aparecerá mais rapidamente em buscadores, atraindo mais visitantes orgânicos.

6. Escreva para usuários

Por mais que seja útil escrever páginas otimizadas para buscadores, é importante lembrar que não são os buscadores que vão te ligar e contratar o seu serviço. São pessoas que vão. Portanto, nunca deixe de produzir conteúdo interessante, relevante e de fácil leitura para os usuários.

Você sempre deve manter boas práticas de SEO em seu site, por mais complicado que pareça. Ignorar as noções básicas de SEO só vai fazer com que o seus esforços em produção de conteúdo sejam em vão e que a sua presença online seja muito menor do que o potencial que sua empresa tem.

Precisa de mais dicas como essa? Continue acompanhando o nosso blog!

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