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Como saber se suas estratégias de blog estão dando certo?

O blog ou o website em que você vai colocar as suas publicações pode ser considerado o coração do marketing de conteúdo. É dele que sai a vida de sua estratégia de marketing on-line e, por isso, é essencial quantificar o seu sucesso com ele.

Não basta achar que as suas ações estão sendo suficientes para chamar a atenção das pessoas e trazê-las de volta para novas visitas ao blog. Você deve realmente verificar se isso está acontecendo — e como isso está ocorrendo.

Ou seja, como saber se suas estratégias de blog estão dando certo?

Sabia que há muitas métricas que podem ser uma grande perda de tempo ou pouco úteis, dependendo de seu nicho de mercado e dos objetivos que traçou em seu plano de marketing? Em todo caso, qualquer que seja a sua meta e a sua atividade, veja pelo menos cinco métricas que nunca podem ficar de fora de suas verificações!

Quantidade de visitas

Sem dúvidas, a primeira coisa mais importante é o tráfego. Você deve aferir quantos visitantes estão vindo para o seu site, de tempos em tempos.

É a partir desse número que outras métricas operam. Analise qual é a sua estratégia para uma boa geração de tráfego, pensando sobre onde as pessoas podem encontrar o seu conteúdo.

Fontes de tráfego

Agora que você já verificou que tem um número grande de visitas, monitore as fontes de tráfego. É válido analisar ao menos três categorias:

  • os visitantes diretos, que visitam o seu blog digitando o url na barra de endereços do navegador;
  • os visitantes de pesquisa, que acessam o seu blog a partir de uma busca simples na internet;
  • e os visitantes de referência, que chegam ao seu blog porque ele foi citado em outros websites ou em outros links na web.

Entender as fontes de tráfego é importante, porque isso vai mostrar os pontos fortes e fracos de suas estratégias on-line, dando base para tomar decisões futuras. Você poderá concentrar as suas ações de marketing nas fontes mais bem-sucedidas ou promover novas ações nas fontes que têm lhe retornado menos tráfego, a fim de ampliar a sua influência.

Taxa de rejeição

A sua taxa de rejeição é uma das métricas mais importantes que você pode controlar. Geralmente, ela é medida de duas formas:

  • visitas que significam uma mera visualização de página (o visitante abandona o site depois disso);
  • e as visitas que duram menos de 10 segundos.

Inevitavelmente, a taxa de rejeição para blogs será mais elevada do que para outros websites. As pessoas descobrem um blog pelas ferramentas de busca da internet ou por recomendações de mídia social.

Mas elas querem saber especialmente o que as suas publicações têm a mostrar. Se encontram uma resposta e não estão interessadas no que você tem para vender, elas abandonam a sua página.

Quem está procurando uma solução efetiva de negócios, tende a permanecer no blog por muito mais tempo. De qualquer forma, tente manter a sua taxa de rejeição do blog abaixo de 65%.

Taxa de retenção dos visitantes

O índice de páginas por visita mostra quantas páginas ou posts cada internauta olha antes de deixar o seu blog. Tal informação sugere a profundidade e a retenção do visitante.

Essa métrica está também, intimamente relacionada com a taxa de rejeição e as visualizações globais de páginas. Se um blog tem uma taxa de retenção mais elevada, terá menor visualização global de páginas e pageviews inferiores.

Um blog com baixa taxa de rejeição terá, obviamente, mais pageviews e mais tempo de navegação entre as páginas. Esses números indicam o quão interessadas as pessoas estão em suas informações.

Conversões para assinantes

Se o blog é o coração do marketing de conteúdo, o número de inscritos é a alma do seu blog! As pessoas que assinam os seus formulários para, futuramente, receber as suas notícias e newsletters, estão lhe dando a oportunidade de construir um relacionamento de confiança com elas. Isso significa que você moveu os leads para baixo em mais uma etapa do seu funil de vendas.

Como o seu blog está operando atualmente? Você tem conferido essas métricas? Deixe um comentário para a gente!

 

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