Our Blog

Como trabalhar o SEO para dispositivos móveis?

SEO para Dispositivos Móveis

O mobile cresce a cada dia e agora ele é essencial para qualquer tipo de negócio, não importa se a empresa possui um blog bem trabalhado, um website com interface e design de primeira ou uma comunidade com inúmeros participantes. O importante é garantir que seus visitantes, clientes e potenciais clientes tenham uma boa experiência ao acessarem o site da empresa por meio de dispositivos móveis. Muitos profissionais e muitos gestores de marketing já trabalham o SEO a fim de alavancar a empresa no resultado das buscas, mas uma nova modalidade está chegando a todo vapor no mercado: o SEO para dispositivos móveis.

Já imaginou um cliente ou possível cliente visualizando o site da sua empresa em um dispositivo móvel? Será que ele consegue ler bem e com facilidade? Será que encontra as informações necessárias que precisa ou trata-se de um site difícil de navegar? Descubra como trabalhar o SEO em dispositivos móveis!

Social + Local + Mobile (SoLoMo)

Esta sigla ilustra, exatamente, o que significa utilizar grande parte dos serviços em smartphones. Já sabemos que muito se fala da popularidade dos dispositivos móveis, da maneira como eles revolucionam a comunicação, de como todos nós consumimos informações e tomamos decisões de compra com mais rapidez. O que acontece é que, tanto a quantidade quanto a qualidade de informação a respeito da otimização de sites mobile ainda não é suficiente quanto deveria ser.

O Mobile SEO influenciando o posicionamento das empresas

Primeiro, é preciso entender que uma versão otimizada para dispositivos móveis não influenciará diretamente no ranqueamento de um site. Para deixar tudo mais claro, basta entender que a otimização do conteúdo e a acessibilidade para esse tipo de dispositivo possui, como principal objetivo, melhorar a experiência do usuário.

SEO para dispositivos móveis

Na verdade, o mobile SEO diz respeito a um trabalho focado na otimização da experiência do usuário e na sua usabilidade. Diferente do que muitos pensam, não se trata da otimização para motores de busca ou qualquer tipo de trabalho relacionado que exerça algum tipo de influência ou impacto direto no posicionamento de um site no ranking de pesquisas.

Em um comunicado feito pela Google em 2011, ficou claro que não existiria nenhum tipo de benefício direto, caso não existisse conteúdo diferenciado entre a versão desktop do site e a versão para mobile. Antes de desenvolver um site mobile é muito importante entender de que maneira ele preencherá a real necessidade dos internautas que navegam a partir desses dispositivos:

  • Que tipo de informação meu site contém que será relevante para o mobile?
  • Que tipo de interações e experiências minha empresa proporciona ao público?
  • Qual é o melhor modelo de site mobile para os visitantes?

Antes de tudo, responda a essas três simples perguntas por meio de estudos de mercado e usabilidade. Como base, tenha uma amostra da sua audiência e quem são os seus potenciais clientes.

Primeiros passos para desenvolver um site mobile

O gigante das buscas (Google) deixa à disposição das empresas inúmeras informações sobre o desenvolvimento e criação de um site mobile, acesse o site e saiba mais https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/.

Este guia ajudará inúmeros profissionais e gestores que desejam adaptar o site de suas empresas para os dispositivos móveis, inclusive com técnicas bastante conhecidas e relevantes para proporcionar a melhor experiência para seus usuários.

Que tal compartilhar mais conhecimento a respeito de SEO para dispositivos móveis? Deixe seu comentário no campo abaixo e assine a nossa newsletter para se manter sempre informado!

Tags: ,

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!