Our Blog

Desenvolvimento de APPS – Gartner avalia plataformas.

mobile

O Garter publicou em setembro último a análise das principais plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Esse mercado ainda está bem competitivo com muitas empresas brigando por um lugar ao sol. Além da quantidade grande de empresas, também nota-se uma grande diversidade nas abordagens adotadas e nos objetivos das empresas.

Vamos então alguns pontos que me chamara a atenção nessa análise do Gartner.

Quantidade de candidatos

O Gartner avaliou para criação desse documento mais de 100 fornecedores que de alguma forma atuam nesse mercado. Imagino como deve ter sido trabalhoso desenvolver os critérios para chegar as 20 empresas que fizeram parte do relatório.

 

Diferença das abordagens

Apesar da evolução da maturidade das soluções ainda existem grande diferença de abordagem. Dentro do cenário de soluções para dispositivos móveis encontramos:

  • Conversão WEB – Soluções que convertem aplicações WEB para apresentar de forma otimizada nos dispositivos móveis.
  • Bibliotecas de componentes e aceleradores de desenvolvimento (por exemplo Jquery).
  • Plataformas de aplicação customizáveis para criação de APPs.
  • Plataformas de BI customizáveis.
  • Soluções para desenvolvimento nativo.
  • Soluções baseadas em “Web container”.
  • Criação de código nativo.
  • Soluções hibridas.

O pedido dos clientes

Além de analisar fornecedores em seus já famosos relatórios de quadrante mágico o Gartner presta consultoria a milhares de clientes ao redor do mundo. Assim, aproveita para compilar os desejos e anseios desses clientes. Nesse segmento os principais anseios das companhias ao redor do mundo são:

  • Multiplataforma – Compatível com mais de uma plataforma (ou seja, não somente iOS ou Android ou Windows Phone).
  • Multiarquitetura – Compatível não só com arquiteturas nativas, Web ou híbrida.
  • Suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos – Por exemplo, aplicativos orientados a metadados, criação de protótipos, teste em múltiplos dispositivos (“nuvem de testes”), processo de criação multiplataforma (“nuvem de criação”), criação de versões, gestão de configuração, distribuição por vários mecanismos (não só pela loja de aplicativos) e assim por diante
  • Serviços em nuvem para persistência de dados, notificações, análise dados, integração com mídias sociais e assim por diante
  • Aproveitamento dos padrões (HTML5 e CSS3), inclusive dos padrões “de facto” (jQuery, PhoneGap e Apache Cordova)
  • Um ecossistema de terceiros quanto a bibliotecas, frameworks, ferramentas, componentes e parceiros de serviços capaz de suprir as carências de oferta
  • Um histórico de implantações bem-sucedidas nos diferentes níveis da escala e em diferentes verticais
  • Canal digital unificado (Web design responsivo e etapas além) e, em alguns casos visionários, interesse nos recursos de vanguarda, como suporte a experiência contínua ou interação do conjunto (orquestração intercanais da experiência do usuário)

Posição no Quadrante Mágico

Entre as empresas que estão posicionadas no quadrante de líderes temos como representantes das “TOP TEN” do mundo de TI a SAP e a IBM. Google, Microsoft e Apple se mantém no quadrante de participantes, principalmente por suas abordagens com foco em suas respectivas plataformas mobile, perdendo pontos no atendimento multiplataforma. A Oracle, apesar da abordagem multiplataforma, foi a última a chegar nesse mercado e precisa ganhar espaço e confiança do mercado. Por enquanto, vai ser mais relevante em clientes com forte utilização de outros produtos da empresa.

Ainda no quadrante principal, o Gartner coloca três empresas menos conhecidas Kony, Appcelerator e Pegasystem e uma estranha no ninho de TI, a Adobe. Com experiência em atender as áreas de marketing, criação e design a empresa vem investindo bastante em ferramentas voltadas para o Marketing Digital e a gestão da Experiência do Usuário. Sua abordagem baseada na solução PhoneGap / Apache Cordova para aplicativos empresariais e DPS (Digital Publishing Suite) para aplicativos móveis com foco em conteúdo, ela vem ganhando relevância em um mundo dominado pelas empresas de TI.

Matéria completa

Gartner Logo
Para quem tiver interesse em ler o relatório completo, ele foi disponibilizado pela Kony para acesso público e pode ser acessado por esse link.

Tags: , , , , , , , ,

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!