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Emojis nas campanhas de marketing: são uma boa opção?

Você já pensou em usar emojis nas campanhas de marketing? A ideia não é tão maluca assim: o uso dessas figuras pode ser decisivo para o seu conteúdo se destacar diante do seu público.

Os emojis já são parte do cotidiano das pessoas, estando presente tanto nos aplicativos de mensagens como na web. Eles aparecem em conteúdo informativo, posts de redes sociais e até em material impresso. Com tamanha popularidade, era apenas uma questão de tempo até serem incluídos em estratégias de marketing.

Usar esse recurso pode ser muito positivo para a sua marca, mas é necessário conhecer bem como ele funciona antes de implementá-lo. Afinal, uma abordagem errada pode ter o efeito oposto do esperado e ser bastante negativo para a imagem da sua empresa.

O que são emojis?

Os emojis são representações visuais de sentimentos, ações e objetos. Considerados evoluções dos tradicionais emoticons, os emojis têm o diferencial de terem mais detalhes e serem visualizados universalmente tanto no computador como em celulares. São suportados pela maioria dos aplicativos, como WhatsApp, Facebook, Twitter e outros.

Atualmente, existem mais de mil emojis. O sistema recebe atualizações regularmente, então esse número está sempre crescendo. Com a popularização dessas carinhas, elas também passaram a aparecer no marketing. Não é mais tão estranho assim ver emojis em posts de marcas no Facebooke-mail marketing e até anúncios pagos.

Por que usar emojis nas campanhas de marketing?

Para se mante relevante, o marketing precisa estar em constante evolução. Todos os dias surgem novas tendências que, se devidamente aproveitadas, podem se transformar em oportunidades bastante vantajosas. Não importa o mercado em que sua empresa está inserida, é necessário manter o radar ligado para inovação.

Emojis chamam a atenção. Em meio a um texto uniforme, as figuras coloridas rapidamente ganham o olhar do público. Em conteúdo, cujo objetivo é obter visibilidade, trata-se de um recurso bastante valioso.

Essa ferramenta pode ser empregada de diversas formas. Há marcas que utilizam emojis para designar o “tema” de um conteúdo. Outras empregam emojis no assunto do e-mail marketing para se destacar em meio à caixa de entrada dos destinatários.

Além disso, esse recurso também serve para imprimir uma marca mais informal a contatos com o público em atendimento ao cliente, por exemplo.

Como usar emojis nas campanhas de marketing?

1. Considere o perfil do seu público

Isso vale para qualquer aspecto da sua campanha, então se aplica também ao uso de emojis nas campanhas de marketing. Por exemplo: se a sua audiência é muito séria, dificilmente a abordagem dará certo.

2. Use os emojis certos

Existem muitas opções de carinhas atualmente e a sua marca não pode fazer a escolha errada. Conheça todas as opções e lembre-se de que cada emoji pode ser exibido de forma diferente dependendo do sistema do celular do público.

3. Acompanhe as atualizações

Os emojis são atualizados regularmente, então fique de olho para saber sempre das novidades. Só tome cuidado porque nem todas plataformas se adaptam ao mesmo tempo: um emoji novo pode estar disponível no iPhone, mas não no Windows Phone, por exemplo.

4. Use nos momentos adequados

Um anúncio bem-humorado pode ganhar mais personalidade com emojis. No entanto, uma comunicação séria pode perder a credibilidade ao apelar para esse recurso. Além de avaliar o perfil do público, considere o tom de cada conteúdo.

Vamos começar?

Agora que você já conhece todas as possibilidades dos emojis nas campanhas de marketing, pretende implementar esse recurso?

Lembre-se de tudo o que aprendeu neste artigo: os emojis podem trazer vários benefícios quando implementados em uma estratégia na qual faça sentido contar com eles.

Gostou das dicas? Em que tipo de conteúdo você pretende implementar emojis? Deixe um comentário!

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