Our Blog

Entenda como funciona a psicologia das cores

Você sabia que as cores utilizadas em seu negócio podem afetar significativamente o seu desempenho?

Dependendo dos tons selecionados para seu escritório e para a identidade visual de sua empresa, você pode ter um time mais produtivo ou encorajar seus consumidores a investir mais.

Isso também vale para suas campanhas de marketing digital! Entender alguns princípios básicos da psicologia das cores ajudará você a projetar sua campanha para que ela tenha melhores resultados. Quer saber como? Acompanhe!

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é a ciência que busca entender o significado das cores e como elas podem ser utilizadas para cumprir determinadas funções, como instigar sentimentos específicos, alavancar vendas ou melhorar o foco de uma equipe, por exemplo.

De acordo com a especialista Sally Augustin em entrevista à Forbes, a cor evoca uma série de respostas emocionais semelhantes entre a maioria das pessoas.

Contudo, ela declara que não há verdades universais sobre a cor, pois povos de diferentes culturas têm interpretações distintas para certos tons. Além disso, assim como no caso dos cheiros, as experiências passadas podem afetar a percepção.

Em um ótimo infográfico sobre a psicologia das cores o Viver de Blog demonstrou que 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora das compras. A taxa de consumidores que analisam o item pela textura é de 6%, enquanto apenas 1% dos entrevistados alegaram decidir suas compras pelo som ou cheiro.

Como a psicologia das cores pode ser aplicada no marketing digital?

O uso estratégico e holístico do poder das cores em uma estratégia de marketing vai além do logo ou de quais cores são as favoritas entre homens e mulheres. Confira as dicas que separamos para você!

A cor certa da maneira correta

Para utilizar a cor de maneira correta, você precisa levar em consideração pelo menos quatro fatores: forma de uso, momento, audiência e proposta.

O site de uma loja de brinquedos, por exemplo, precisa de cores brilhantes e vibrantes, que transportem os pais das crianças para o mundo de diversão proporcionado pelos produtos.

Nesse caso, utilizar um fundo escuro poderia indicar sobriedade e conteúdos relacionados ao universo adulto. Daí o uso massivo de tons claros em sites para os pequenos.

Azul: conquistando a confiança da audiência

O azul é a cor favorita da maioria das pessoas (cerca de 45%, de acordo com o Follow the Colours). O tom inspira paz, ordem, lealdade e confiança, instigando sentimentos de paz e serenidade.

Por isso, a maioria das empresas que necessitam de uma maior confiança das pessoas, como sistemas de pagamento e redes sociais, investe no azul.

Mas é preciso ter cuidado! Embora seja uma cor adorada, o azul não pode ser utilizado em nada relacionado a alimentação. Repare que ele é usado por empresas focadas em dietas, como uma forma de prevenir que os consumidores comam em excesso.

Verde: gatilho para a criatividade

Na mesma entrevista que mencionamos acima, Sally Augustin afirma que suas pesquisas apontam vínculos fortes entre o verde e pensamentos positivos. Isso acontece porque a cor é associada à natureza e ao renascimento, gerando impulso criativo.

Por isso, o verde pode ser bem aproveitado em e-mail marketing e em materiais ricos, que tenham como missão induzir o usuário a uma determinada ação para resolver seus problemas.

Vermelho: redução do pensamento analítico

Quando humanos veem a cor vermelha, suas reações se tornam mais rápidas e vigorosas. Esse impulso de energia tem um tempo de vida curto, não sendo acompanhado de muito pensamento analítico.

Uma pesquisa da Universidade de Rochester mostrou que estudantes tendem a ter um desempenho pior em provas após serem expostos ao tom vermelho.

Por isso, se você deseja clientes satisfeitos com a sua solução por mais tempo, não use o vermelho em botões para compra do produto ou serviço no e-commerce. Caso contrário, eles podem entender que aceitaram sua oferta apenas por impulso.

Gostou de conhecer a influência da psicologia das cores no marketing digital? Quer manter-se atualizado e otimizar cada vez mais suas estratégias? Então, siga-nos no Facebook e acompanhe todo o nosso conteúdo!

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!