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Entenda o papel do CRM em campanhas de Marketing

Entenda o papel do CRM em campanhas de Marketing

Um dos pilares do marketing é o público-alvo, toda empresa vende um produto ou serviço para determinado grupo de pessoas (na teoria deveria ser assim). No marketing digital isso se aprofunda mais ainda com o nome de persona. Logo, toda campanha deve ser destinada a uma persona e a melhor ferramenta para isso é unir o CRM e marketing.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma importante ferramenta para centralizar o cadastro de leads, prospecções, oportunidades e contas. Funciona como um banco de dados organizado, onde o gestor pode acompanhar as taxas de conversão e ROI das campanhas. Além disso, ele é responsável por armazenar todo o relacionamento com as pessoas.

CRM e marketing

Como dito no início deste post, toda campanha de marketing é criada pensando em atingir determinado público-alvo, e aqui entra o papel do CRM, que é o de identificar este segmento de clientes. Quantos clientes e oportunidades você possui? Dessas oportunidades, quantas são 1ª venda e quantas são vendas recorrentes?

O CRM te fornecerá informações como esta. Estando todos os cadastros registrados e atualizados, a ferramenta te mostrará por meio de relatórios quais os segmentos que sua empresa atende ou está deixando de atender, em qual etapa do funil cada prospect se encontra, entre outras informações.

Cadastro qualificado

Uma ferramenta de CRM permite o cadastro dos leads e clientes de forma mais qualificada, obrigando você informar algumas informações como telefone, endereço, nome da pessoa de contato. Na verdade, é dever da sua equipe buscar o máximo de informações, mas como sabermos que nem sempre isso acontece. Por isso, essa obrigatoriedade ajuda você a qualificar o cadastro.

A grande vantagem é que no momento de gerar as campanhas, o CRM apontará quais são os leads com o perfil que você deseja atingir, seja ele por idade, por cidade, por segmento de atuação, tamanho da empresa, etc. No entanto, para que essa segmentação esteja correta na aplicação da campanha, os registros no CRM precisam conter o máximo de informações possíveis.

Histórico de contatos

Um dos maiores benefícios da implantação de uma ferramenta de CRM é registrar, de forma organizada, todo o histórico de negociação, conversas, e-mails trocados e vendas de seus clientes. Isso se transforma em ouro no momento de fechar uma venda, assim como na criação das campanhas de marketing.

Saber como foi o comportamento do cliente durante a jornada de compra e em qual fase ele se encontra ajuda a aumentar a eficácia de uma campanha, pois toda a empresa precisa conhecer o cliente e de que forma ele se comporta para que possa gerar mais vendas.

Tipos de oportunidade

Saber o que oferecer aos clientes é fundamental para ter efetividade no planejamento das campanhas de marketing. Por meio do CRM é possível saber: quais tipos de oportunidade sua empresa gera, quantas delas foram geradas últimos meses, quantas delas converteram, entre outros indicadores.

Com esses números, você pode traçar as metas para campanhas futuras. Como, por exemplo, investir mais em conteúdo qualificado, melhorar a performance de sua newsletter, direcionar de maneira mais eficaz a sua campanha paga, entre outros.

Gostou das dicas sobre CRM e marketing? Sua empresa já utiliza algum tipo de ferramenta deste tipo? Qual o resultado que isso está gerando? Deixe o seu comentário!

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