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Google Adwords: um guia completo de como usá-lo

Google Adwords: um guia completo de como usá-lo

 

Não é novidade que o marketing vem se renovando com o passar dos anos e o considerável aumento dos investimentos em marketing digital, no mundo todo, é a grande prova disso. Esse fato se dá graças a algumas ferramentas digitais como o Google Adwords. Mas afinal, o que é o Google Adwords? Como usá-lo? Explicaremos a seguir como esse simples programa pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Acompanhe!!

Entendendo o Google Adwords

O Google Adwords é um sistema na qual os anunciantes vão inserir os anúncios que querem ver publicados nas primeiras páginas dos resultados de busca do Google, ou seja, se você é o dono de um bar em Copacabana e alguém faz uma busca categórica no Google (“bares em Copacabana”, por exemplo) seu bar aparecerá nos primeiros resultados dessa pesquisa.

E o melhor, você, como anunciante, pagará apenas quando e se o seu anúncio for clicado, é o chamado CPC (custo por clique). Esses anúncios também podem ser segmentados para clientes em determinados países, cidades, bairros ou até algumas quadras da empresa do anunciante.

Outra forma de se anunciar no Adwords é pela Rede de Display Google, que nada mais é que um imenso conjunto de blogs e sites parceiros do Google. Esses sites exibirão seus anúncios em suas respectivas páginas. A rede de display Google é imensa e no Brasil conta com sites  como o Youtube, Gmail, Época, Estadão e o G1.

A grande vantagem de se anunciar no Adwords pela rede display é que é possível segmentar seus anúncios para páginas que tratam do seu nicho de mercado, ou seja, se você tem uma loja de produtos fitness, seu anúncio aparecerá em páginas que tratam do assunto, como academias e blogs fitness.

Começando a utilizar o Adwords

Geralmente os iniciantes no Adwords optam pela contratação de um profissional Google para gerenciar a conta. Isso pode ser feito no próprio canal do Google Adwords. Esse analista fará um planejamento da campanha, que será de acordo com os objetivos da cliente.

Posteriormente, produzirá os anúncios, que então passarão para a etapa de aprovação do Google. Assim que forem aprovados, os anúncios começam a rodar no sistema Adwords. Todo o processo é muito rápido, assim como os resultados. Em poucos dias o tráfego digital de sua empresa aumentará consideravelmente.

Fazendo sua própria campanha no Google Adwords

Criar campanhas aleatoriamente e esperar para ver o resultado nas vendas nunca é e nunca será o melhor caminho a se seguir. A primeira coisa a ser feita é fazer uma análise dos resultados atuais do seu site e traçar objetivos. Com as metas traçadas, será muito mais fácil acompanhar os resultados de sua campanha, o que facilitará na futura otimização dos investimentos a longo prazo dessa campanha.

Os objetivos e resultados podem ser mensurados de melhor forma através de métricas e ferramentas como o Google Analytics. Você também deve estar sempre atento ao mercado e à sua concorrência. É importante entender a estratégia de seus concorrentes, para assim superá-las.

Segmentando o público

O Google é, de longe, a maior e melhor ferramenta de busca de toda internet. Os resultados de busca Google são extremamente relevantes com as palavras chaves fornecidas. Por isso, é importante segmentar suas campanhas entre os mais relevantes produtos e assuntos relacionados à sua empresa ou marca, direcionando os possíveis consumidores para uma página relevante e específica do seu site, na qual esses consumidores possam encontrar de forma rápida e fácil o que procuram.

Ter páginas com conteúdo bem definido ajudará seu site a converter mais leads em consumidores da marca e também fará com que você pague menos pelo clique. Essa relação de relevância das páginas com palavras-chave e o anúncio é um dos principais critérios para a obtenção de um bom índice de qualidade nas campanhas do Google Adwords. Quanto maior for a relação de relevância, menor será o custo por clique.

E aí, entendeu como funciona o Google Adwords? Além desse sistema, existem outros diversos tipos de marketing a ser feito na web, como por exemplo a utilização de redes sociais. Veja também o nosso post sobre como anunciar nessas plataformas!

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