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Inbound Marketing 4: A produção de conteúdo

Você sabe o que uma boa criação de conteúdo exige? Está ciente dos princípios de escolha de temas, frequência, autores e outros critérios de elaboração e execução? Esse post pretende responder estas e outras perguntas. O objetivo é que você saiba garantir uma boa produção de conteúdo em sua estratégia de Inbound e alcance ótimos resultados!

Escolhendo os temas

A ideia aqui é definir quais os assuntos que serão abordados na estratégia. Lembrando que tema é uma coisa, título é outra. Não existe uma regra quanto a escolha, mas sem dúvida, elas precisam ser baseados nas dores, necessidades e desejos de seu público alvo.

Nesse caso, pesquisas e simulações são essenciais. Tente reunir o máximo de dados e fatos sobre o que seu cliente em potencial busca na web, faça uma ponte com as soluções com o que sua empresa oferece como solução e depois crie os temas. Lembre-se que os temas servirão como apoio para tudo o que vier depois, por isso escolha-os bem.

Exemplos de temas: “Estratégia de e-mail marketing”, “Empreendedorismo”, “Regras de design”, “Tipos de dietas”, etc.

Definindo formatos

Assim como os temas, os formatos devem ser pensados com antecedência. Quais tipos de conteúdos serão lançados: artigos, e-books, vídeos, podcasts, webnários, infográficos? Existem empresas que se valem de diversos formatos ao mesmo tempo, mas isso deve ser inerente a proposta de seu negócio.

Saiba que diversidade de formatos nem sempre garante resultados, além de ter um custo mais elevado. Por isso cabe aos responsáveis analisarem o investimento disponível, os canais que serão usaods na estratégia, o perfil do público alvo, entre outros aspectos relevantes.

Criando os títulos

Estando os temas e os formatos definidos, chegou à hora de criar as pautas e os títulos. Geralmente, as pautas são elaboradas conforme o número de conteúdos a serem lançados. Por exemplo, se a equipe que cuida do Inbound pré definiu 12 artigos por mês no blog, 12 títulos deverão ser criados. O ideal é fazer isso antes dos dias de postagem, para que o plano fique mais bem organizado.

O responsável pode dividir e subdividir os assuntos para variar as pautas. Valendo-se do exemplo de 12 artigos, 2 poderão falar de um mesmo tema, e outros 2 de outro, de forma alternada numa semana, por exemplo. Ressaltando: sempre crie os títulos com base no que o cliente busca.

Exemplo de títulos: “X passos para executar uma estratégia de e-mail marketing”, “Como começar a empreender”, “X dicas para garantir um design perfeito”, “A melhor dieta para emagrecer”.

Frequência

Outro ponto importante na implementação de uma estratégia de Inbound é a frequência. Esse é um dos elementos chave para os resultados de um plano de conteúdo, mas como não existe um padrão, é preciso descobrir a quantidade ideal para as publicações.

Uma coisa é certa: é preciso ser frequente para não aumentar as taxas de rejeição e correr o risco de perder audiência. Portanto, não basta lançar um conteúdo muito bom, mas com pouca regularidade. O essencial é aplicar uma quantidade certa para manter o público engajado com sua marca. Nesse sentido é fundamental a elaboração de um calendário editorial. Esta ferramenta permite que suas publicações tenham data e até horário certo, o que é imprescindível para uma boa produção.

Terceirização de produção de conteúdo

A terceirização é outro elemento importante de uma estratégia de Inbound Marketing. Algumas empresas até preferem contar com profissionais contratados, mas o que mais ocorre é a terceirização. Trata-se de uma forma muito eficiente de garantir uma boa produção de conteúdo. Inclusive, tudo o que foi tratado nesse post pode ser desenvolvido por uma equipe terceirizada bem preparada.

Por isso, não hesite em contratar profissionais capacitados para cuidarem de sua proposta de Inbound. Nesse ponto, não podemos deixar de destacar a importância de um bom redator: alguém que não apenas escreva, mas que participe ativamente da produção, pensando de forma tática e aplicando estratégias a cada palavra.

Agora você já sabe como fazer para ter uma boa produção de conteúdo e elevar os resultados de seu negócio. Conte aqui nos comentários como é pensanda a produção de conteúdo na sua empresa.

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