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Inbound Marketing: em que momento começam os resultados?

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Antes mesmo de começar a trabalhar com o Inbound Marketing, você provavelmente se pergunta sobre o seu retorno sobre o investimento e quando você poderá realmente começar a ver resultados, certo?

Ao contrário de colocar um anúncio em um jornal ou fazer publicidade através de cartazes em que você utiliza a estratégia de empurrar seus produtos ou serviços aos clientes, com o Inbound Marketing você estará utilizando de táticas que ganham a confiança e o interesse dos potenciais clientes. Infelizmente isso não ocorrerá do dia para a noite. Mas vale a pena esperar, pois é algo que tende a ser bastante duradouro.

O post de hoje vai te esclarecer em quanto tempo os seus esforços começarão a dar lucro ao utilizar o Inbound Marketing, e como fazer para ver que as estratégias estão dando certo. Confira:

Em quanto tempo os resultados começam a aparecer?

O Inbound Marketing é uma metodologia baseada em permissões dos usuários, concentrando-se em direcionar o tráfego relevante para o seu site, convertendo o tráfego para leads e, finalmente, transformando esses leads em clientes efetivos. Na verdade, o Inbound Marketing requer alguns meses para funcionar, mas mesmo assim trata-se do melhor e mais eficaz método para se consolidar como autoridade em determinado assunto, melhorando a visibilidade da sua marca ao interagir com seu público-alvo.

Em média, a maioria das campanhas de Inbound Marketing leva entre 6 e 9 meses para começar a gerar um retorno sobre o investimento considerado satisfatório. No entanto, também é extremamente importante reconhecer que nem toda empresa vai ver os resultados dentro desse prazo — cada caso é um caso.

Após a configuração inicial de sua campanha de Inbound Marketing, é importante pensar em uma estratégia que se consolidará no longo prazo. O objetivo principal deste tipo de estratégia é ser capaz de fornecer aos seus clientes potenciais conteúdo relevante e educativo relacionados às soluções que você pode proporcionar dentro de um nicho de negócios.

É preciso desenvolver uma estratégia de longo prazo que inclua ações como:

  • Blog posts
  • Links em mídias sociais
  • Ofertas que farão com que o cliente passe para uma próxima etapa do funil de vendas
  • Utilização de palavras-chave específicas
  • Construção de um relacionamento com os prospects

A construção do relacionamento

A base de uma campanha de Inbound Marketing que proporcione um bom retorno sobre o investimento é a relação que a marca cria com seus potenciais compradores, que passam a enxergá-la como algo confiável e com a plena capacidade de proporcionar soluções dentro daquele nicho de negócios. O sucesso dessa estratégia vai depender do quanto o seu conteúdo é inovador, relevante e direcionado para o público certo, valendo, inclusive, o compartilhamento de material de terceiros como forma de atrair tráfego.

Encurtando os prazos de retorno

Em um dos tópicos acima citamos o prazo entre 6 e 9 meses para que uma campanha de Inbound Marketing comece a demonstrar resultados satisfatórios. Mas saiba que este tempo pode ser encurtado.

É claro que o principal é a regularidade na publicação de postagens e conteúdo, mas acontece que existem empresas que em 2 meses já conseguiram ter resultados surpreendentes, principalmente aquelas que passaram a dar ênfase a materiais chamados “premium”, como e-books, guias, infográficos, etc. Isso vai depender apenas do quão disposto você está para estudar a fundo o seu ramo de negócios, e também da sua disposição para trabalhar pesado.

Medindo os resultados

Não se esqueça de que você não pode medir o sucesso do Inbound Marketing se não tiver definido uma série de metas claras de longo e curto prazo. Isso será essencial para ajudar a identificar as suas métricas e seus indicadores-chave de desempenho, que você deverá acompanhar regularmente e analisar constantemente para que sirvam de base para as decisões voltadas para melhorias em sua campanha. Isso fará com que a sua lucratividade aumente em um período relativamente mais curto, caso faça o trabalho correto nesse sentido.

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