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KPIs para marketing digital: por que você precisa deles

KPIs para marketing digital por que você precisa deles

Não adianta fazer uma campanha se você não consegue, ao final, saber quais os resultados, certo? Senão o investimento certo torna-se um gaaasto com retornos – bastante – duvidosos. E paara ajudar a medir a eficácia devemos utilizar os KPIs para marketing digital.

Por essa razão, falaremos no artigo de hoje no blog sobre eles, explicando a sua importância na hora de conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas.

O que são KPIs?

KPI: Key Performance Indicators. Ou, em tradução livre para a língua portuguesa, Indicadores-Chave de Desempenho.

Embora o nome possa parecer complexo, a sua tarefa é muito simples e bem definida: os KPIs são indicadores que ajudam a avaliar o desempenho de processos dentro da sua campanha de marketing digital. A partir deles é possível entender não apenas se os objetivos traçados foram alcançados, mas como isso se deu. Então, o que deu certo pode ser repetido e replicado e o que não foi bom pode ser corrigido no futuro.

Normalmente os KPIs para marketing digital são separados em três grupos:

  • Indicadores de uso – para uso dos analistas. Portanto serão números gerais que podem ser analisados em separado e em conjunto, como pageviews, engajamento, números das redes sociais (seguidores, fãs etc.).
  • Indicadores gerenciais – focado para a gerência, portanto são números que exprimem o universo tratado, como número de assinantes (newsletter, blog), custo por lead em cada etapa.
  • Indicadores primários – focado para a diretoria, portanto são números mais gerais, como total de leads convertidos e o custo geral por lead.

Qual a importância de KPIs para marketing digital?

Ao entender o que eles são, fica fácil entender a sua importância para o marketing digital da sua empresa. É a partir do estudo dos KPIs para marketing digital que será possível entender o cenário atual da empresa e a evolução a partir de cada ação do plano.

O interessante dos KPIs é que eles se prestam não apenas para a compreensão do funcionamento da estratégia de marketing por parte da equipe de marketing, mas também por pessoas que normalmente batem de frente com os números e precisam sempre enxergar os resultados de forma prática – ou seja, os retornos de investimento – de forma tangível.

Eles também são instrumentos valiosos para avaliação contínua na busca pela excelência da experiência do cliente e até mesmo indicar quais as áreas que merecem maior interesse a curto, médio e longo prazo.

O importante é saber criar indicadores inteligentes e relevantes. Uma dica para fazer isso é pensar neles junto com os objetivos da estratégia de marketing traçada. Ou seja: saiba aonde você quer chegar e use os valores que mostrem como foi essa jornada.

Crie KPIs para marketing digital que permitam um olhar amplo e personalizado sobre a sua empresa e nas necessidades de cada um dos participantes (diretores, gerentes, analistas), para entender o resultado do que foi gasto.

E se você precisa de uma ajuda para encontrar as ferramentas certas para jornada, que tal ler o artigo Primeiros passos no marketing digital: Como medir resultados? Ele está cheio de dicas que com certeza vão ajudá-lo!

Viu como os KPIs são valiosos para uma estratégia de sucesso? Use os comentários para dizer o que achou para nós.

 

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