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Marketing digital: qual o retorno?

Muitas pessoas se perguntam se o marketing digital realmente traz retorno para as empresas. Isso ocorre porque o retorno dessa estratégia pode demorar, mas, acredite, é bastante eficaz. Nesse sentido, é importante lembrar de que o marketing digital não é apenas um canal de vendas, mas também uma ferramenta para prospectar, fidelizar e encantar clientes.

Mas qual é efetivamente o retorno do marketing digital? Entenda melhor nesse post.

Como perceber os resultados?

Para saber se o marketing digital está sendo eficaz para a sua empresa, é preciso medir os resultados. É importante observar que os investimentos dependem muito do segmento em que a empresa atua. Por isso, se a marca depender do marketing para vender, pode investir 10% ou mais do faturamento, mas em geral uma boa métrica de investimentos está situada no patamar de 3% a 5%.

Para verificar se esses investimentos estão trazendo resultado, considera-se a métrica do ROI (retorno sobre investimento), que calcula o quanto a empresa ganha em relação ao investimento realizado. Assim, o ROI considera a soma das vendas e o lucro da campanha, diminuindo do custo da mesma. Nesse sentido, é importante ressaltar que, de acordo com o Digital Marketing Spend Report de 2014, 40% das marcas economizaram em investimento com o uso do marketing digital para promover produtos e serviços.

Assim, para fazer a mensuração dos resultados do marketing digital, existem três ferramentas que podem ser adotadas.

1 – Google AdWords

O Google AdWords é uma das ferramentas mais adotadas, porque permite medir os resultados das estratégias de links patrocinados no Google. Assim, é calculado o Custo por Clique (CPC), que verifica quanto a empresa paga cada vez que um cliente clica em um anúncio seu. Além disso, também é possível determinar quantos cliques foram feitos e o total da conversão.

2 – Landing page

A landing page é uma página que tem por objetivo transformar um cliente potencial em um lead, ou seja, em alguém que passa seu contato para a empresa e tem real interesse em adquirir os produtos e serviços oferecidos. A landing page não é o site em si, mas sim uma página específica que oferece um material gratuito ao cliente e, em troca, ele passa seu contato. O resultado é uma alta taxa de conversão, impactando diretamente na receita da empresa.

3 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia abolida por muitas empresas, mas pode ser adotada sem medo, desde que se trabalhe de forma adequada. Aliás, o e-mail marketing ainda é a ferramenta com a melhor taxa de conversão, chegando a 2,53%, de acordo com estudo da Serasa Experian.

O objetivo do e-mail marketing, nesse caso, é oferecer um conteúdo relevante, estabelecendo um relacionamento com o cliente. Assim, aumenta-se a confiabilidade da marca perante o consumidor e este entende que a empresa pode ajudá-lo em todos os seus problemas e necessidades.

Resultados em Branding

Além da mensuração dos resultados, um dos objetivos mais importantes do marketing digital é fortalecer o branding, ou seja, a marca. A estratégia objetiva atrair novos clientes, mas também divulgar a marca a fim de fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Dessa forma, é possível também:

1 – Aumentar o lucro em até 2,8 vezes (segundo dados do Google com a IPSOS Hong Kong);

2 – Aumentar a taxa de conversão, tanto da geração de leads quanto da conversão desses leads em vendas.

Assim, é um ciclo contínuo que consiste em captar clientes, estabelecer a confiança, fortalecer a marca, fechar as vendas e obter o lucro. E esse ciclo não para nem tem fim.

 

Se você acha que a sua empresa ainda não está preparada para o marketing digital ou considera que essa estratégia ainda não está trazendo os resultados esperados para a sua empresa, deixe seu comentário e entre em contato com nossos profissionais. 

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