Como o e-mail marketing auxilia na nutrição de leads?

Com a chegada das mídias sociais e o aumento expressivo de novos conteúdos na rede, muitas pessoas acreditaram que o e-mail marketing se tornaria obsoleto ao longo do tempo. Mas ao contrário disso, ele vem garantindo espaço nas estratégias de inbound marketing.

Neste artigo, apresentaremos o papel do e-mail marketing na nutrição de leads. Explicaremos como ele pode ser uma ferramenta positiva no acompanhamento e conversão de leads quando bem nutridas, apresentando as melhores práticas relacionadas.

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Ajudando a manter o lead bem informado

Iniciar uma estratégia de marketing que gere resultados efetivos é algo que demanda tempo e recursos da empresa. É preciso conhecer bem quem são e o que desejam seus clientes em potencial.

Defina as personas e, com base nessas informações, planeje e coloque em prática ações para conquistar novas leads. Sem a nutrição correta, é bastante provável que todos esses esforços para atrair a lead e captar o seu e-mail sejam em vão.

Tão importante quanto realizar uma boa estratégia é fazer com que a lead seja nutrida de modo adequado. Com o grande número de informações na internet, os usuários têm se tornado exigentes, buscando conhecer melhor a marca, produto ou serviço, antes de comprar ou contratar. Nesse sentido, manter a lead bem informada pode fazer a diferença na hora da escolha.

Preparando o caminho para a próxima etapa no funil

Mesmo que seja realizado um bom trabalho para atrair a lead, nem todas estão no mesmo estágio. Algumas ainda não têm interesse em adquirir um produto, outras querem obter mais informações para, assim, comprar.

Dessa maneira, o e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para nutrir essa lead, fazendo com que ela seja preparada para próxima etapa no funil de vendas. O fato é que ela já demonstrou um interesse inicial por alguma informação que a empresa divulgou quando assinou a newsletter, deixou o e -mail para receber um e book ou outros materiais. Baseado nessas e em outras ações realizadas pela lead, é possível direcionar quais conteúdos serão enviados, a fim de informar e interagir com ela, com o objetivo de fazer com que tenha interesse em comprar o produto ou contratar o serviço oferecido.

Melhorando práticas

  • Faça a automação de marketing no processo de envio de e-mail marketing;
  • Conheça quem são as personas e desenvolva um conteúdo segmentado;
  • Não exagere! Carregar a caixa de e-mails pode repelir a lead;
  • Analise os resultados e encontre o momento ideal para enviar o e-mail marketing;
  • Cuidado com alguns erros comuns, porcure evitá-los;
  • Não se esqueça de anotar todas as informações para avaliar os erros e acertos, aprimorando o processo.

Encontrar um caminho ideal a ser seguido por cada empresa requer, além de planejamento, a realização de testes constantes, a fim de conhecer melhor a lead e entregar algo que, de fato, tenha relevância.

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