O que é BPM (Business Process Management)?

Nov 6, 2020 | Business Process Management

O que é BPM (Business Process Management)?

Você sabe o que é BPM? Para que serve? Quando deve adotar?

Estamos vivendo um cenário em que a concorrência está cada vez mais forte em todos os mercados. Isso está forçando as empresas a buscar enfrentar suas dificuldades e desafios através da implantação de melhorias que atinjam os mínimos detalhes de sua organização.

Essas melhorias envolvem desde cortar custos até investir em marketing digital, otimizar a gestão de pessoas, etc. Porém, a principal delas está em entender melhor todos os seus processos e agir para diminuir possíveis falhas com o objetivo de otimizar sua operação no dia a dia.

A grande verdade é que só pode ser melhorado aquilo que é possível ser gerenciado. Da mesma forma, um processo só pode ser gerenciado se for viável medir seu desempenho e isso só será possível se houver o conhecimento de como ele realmente é executado.

Portanto, uma empresa que não conhece os seus processos está em grande desvantagem frente à sua concorrência, visto que muitas empresas do mercado já possuem a capacidade de gerenciar seus processos e aplicar melhorias diárias.

Então, para auxiliar qualquer negócio com esse desafio, vamos apresentar neste post o que é BPM (Business Process Management). Acompanhe para saber mais!

O que é BPM?

BPM é a abreviação da sigla que em português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

Essa metodologia tem como abordagem o gerenciamento de processos de maneira adaptável e que seja facilmente sistematizado para qualquer organização.

Seu principal objetivo é mostrar todas as informações de como os processos são executados e que são pertinentes para que sejam encontradas melhorias a ser realizadas. A metodologia também ajuda no que diz respeito a trazer mais facilidade para a tomada de decisão dentro do próprio processo.

Para que serve o BPM?

O BPM tem como foco ajudar a organização, independentemente do seu porte, a alcançar seus objetivos através de melhorias, com foco em gestão e controle de métodos. Suas ferramentas e técnicas têm capacidade para analisar, modelar e otimizar qualquer processo da empresa.

Uma característica marcante dessa metodologia é misturar a inovação com a flexibilidade de maneira que haja também a possibilidade de integração com a tecnologia. Além disso, possui uma tendência forte e muito natural na evolução e transformação de processos que podem e devem ser otimizados.

Quais são os benefícios do BPM?

O BPM poderá trazer inúmeros benefícios para qualquer organização. Sendo assim, vamos sintetizá-los a seguir:

  • Melhoria contínua dos processos, proporcionando mais eficiência, assertividade e maior capacidade de realizar mudanças;
  • Apresenta mais transparência para todas as etapas de um processo;
  • Melhorias significativas na produtividade da empresa;
  • Possibilidade de realizar um maior controle administrativo sobre a operação do negócio;
  • Automatização de processos que estão “travando” a rotina da organização;
  • Redução de custos.

Basicamente, o BPM permite que as organizações possam projetar, executar, monitorar e aplicar melhorias constantes nos processos do negócio, além de ser uma ferramenta que pode proporcionar uma eficiente automação de processos.

Desse modo, a empresa terá em mãos uma excelente vantagem competitiva em relação ao seu mercado de atuação.

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