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O que fazer para ter sucesso na estratégia de Marketing de Conteúdo?

O que fazer para ter sucesso na estratégia de Marketing de Conteúdo

Se você quer explorar o potencial da internet para aprimorar as suas vendas, não deixe de incluir uma estratégia de marketing de conteúdo no seu planejamento de marketing digital. Essa técnica tem tudo a ver com a nova forma de consumo atual, em que as pessoas pesquisam em várias fontes antes de comprar.

Uma estratégia de marketing de conteúdo, quando bem executada, reduz o ciclo de vendas e cria autoridade para a sua empresa. Diferente do marketing de interrupção, produzir conteúdo relevante atrai e engaja a audiência, levando o cliente pouco a pouco à decisão de compra.

Deseja montar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso? Confira as nossas dicas abaixo!

1- Faça um bom planejamento

Toda estratégia de contéudo começa no conhecimento do seu público-alvo. O conceito de persona facilita muito o trabalho aqui.

Quando você constrói as suas personas, é muito mais fácil escrever, porque assim terá em mente com quem está falando. Além disso, defina bem quais são os seus objetivos. Quantifique as suas metas e estipule o prazo para alcançá-las.

2- Baseie a linha editorial em um tema e não em sua marca

Oferecer conteúdo relevante é ajudar o seu cliente a resolver os problemas que ele possui. Conteúdo sobre a sua marca não tem tanto valor, se pensarmos: como um usuário poderá achar a sua empresa se ele não te conhece?

Por isso, invista os seus esforços em entregar conteúdo de valor para o cliente e, assim, torne-se relevante. Você pode ter insights a partir de comentários em blogs com temas relacionados ao seu negócio. Preste atenção às reclamações, às dores e aos desejos das pessoas que comentam posts com assuntos semelhantes aos que você vai tratar.

3- Crie desejo e necessidade sem fazer propaganda

Ninguém mais acredita em discurso publicitário. Esse é o grande trunfo do marketing de conteúdo!

Seja estratégico ao planejar o seu conteúdo, levando em consideração a jornada de compra do seu produto ou serviço. Crie conteúdos específicos para cada etapa do funil de marketing de conteúdo (atrair, converter, fechar e engajar), transformando estranhos em visitantes, visitantes em leads, leads em clientes e clientes em advogados da sua marca.

4- Tenha periodicidade

Seja fiel à periodicidade dos seus posts. Crie pelo menos um conteúdo por semana e procure publicá-lo no mesmo dia e horário. Assim, você educa o visitante sobre quando ele poderá ir ao seu blog ou canal, para conferir novos conteúdos.

5- Promova o seu conteúdo

Onde o seu público está? No Facebook? No Instagram? No LinkedIn?

Replique o seu conteúdo nas redes sociais, adequando-o ao formato de cada canal. Faça títulos atrativos, invista em mídia patrocinada, construa relacionamentos com outros blogs para que você possa publicar como convidado ou realizar ações promocionais.

No seu site ou blog, facilite o compartilhamento e estimule a participação. Tenha sempre botões sociais para compartilhar o conteúdo e curtir os seus canais.

6- Acompanhe e mensure

É fundamental acompanhar o trabalho e ver o que está dando certo, procurando sempre por novas soluções para alcançar resultados melhores. Uma dica importante é sempre que testar mudanças, fazê-las uma de cada vez, para saber exatamente o desempenho da sua tática.

Ao definir as suas métricas, considere cada etapa do funil: acesso, engajamento, relacionamento e conversão. Tenha em mente que marketing de conteúdo não é uma campanha, mas uma forma de trabalho executada a longo prazo, que exige comprometimento. Toda vez que você for definir o assunto do seu conteúdo, pense no que é um conteúdo de valor para entregar ao cliente e o que você pode fazer para ajudá-lo.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo encanta o cliente, de forma natural. Se o seu contéudo for bom, potencializar o seu alcance e as suas vendas será uma consequência.

Já trabalha com marketing de conteúdo? Conte a sua estratégia para nós e receba o nosso feedback. Assine também a nossa newsletter para continuar recebendo dicas de sucesso para a sua estratégia online!

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