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Os 5 maiores erros das empresas nas redes sociais

Os 5 maiores erros das empresas nas redes sociais

Hoje em dia, a presença em redes sociais é indispensável para qualquer negócio sério. A geração de engajamento por meio de posts e divulgação de conteúdo relevante trazem benefícios inegáveis para uma eficiente estratégia de marketing, pois permite grande visibilidade para uma marca por custos baixos ou até gratuitamente. Apesar disso, alguns erros de empresas em redes sociais impedem que esses veículos tenha explorado seu máximo potencial.

No post de hoje, vamos abordar alguns desses erros e antecipá-los para você. Assim, você pode evitá-los e aproveitar melhor ainda as redes sociais em seu negócio. Acompanhe a seguir!

1. Abandonar as postagens

Quando montamos um perfil em uma rede social para nosso negócio, o ímpeto inicial de produzir conteúdo de um ponto de vista novo dá ânimo. Além disso, quando estamos no início, geralmente estamos cheios de ideias e procuramos explorá-las ao máximo.

É muito comum, infelizmente, que esse ânimo inicial se perca ao longo do caminho, e os dias se passem sem que um novo conteúdo seja produzido. Uma estratégia de marketing em redes sociais, especialmente no formato inbound, demanda tempo e consistência para construir um público cativo e criar uma identidade.

Não dar a devida atenção à quantidade e à qualidade dos conteúdos é um caminho para que sua marca não seja lembrada.

2. Postagens inconstantes

Por outro lado, ter várias ideias de conteúdo, mas distribui-las mal ao longo do tempo também é prejudicial para sua estratégia nas redes sociais. Sem uma frequência definida de postagens, você corre o risco de deixar seus seguidores esperando pelo conteúdo por muito tempo, e, quando o posta, dá ao público mais informações do que precisam. Com isso, há risco de que seu conteúdo não ganhe a devida atenção.

Para resolver os dois problemas já citados, dê ênfase ao planejamento de conteúdo. Divida um mesmo assunto em vários posts, prepare-os com antecedência e siga minuciosamente uma agenda de postagens. Lembre-se de que consistência é indispensável para manter seu público!

3. Interagir mal com os seguidores

Copiar e colar respostas pré-prontas para perguntas semelhantes é uma péssima prática nas redes sociais, assim como não interagir com seus seguidores. O engajamento perde sua naturalidade e o público perde a motivação para se aproximar da empresa.

Trate seu público de modo pessoal, responda os comentários na medida do possível, chame-os pelo nome e dê informações úteis e personalizadas. Com isso, ao ver essas interações e poder interagir com a empresa, o seguidor passa a confiar mais nela, tornando-o mais suscetível à conversão.

4. Ignorar reclamações

Ouvir críticas nem sempre é fácil. No ambiente corporativo, contudo, é essencial saber trabalhar adequadamente com elas. Não censure, ignore ou trate mal quem reclama de seus serviços. Procure tratá-los com cordialidade, demonstrando que sua empresa sabe lidar com seus clientes com sensibilidade.

Não pare por aí, também. Considere os conceitos negativos para verificar como seu negócio pode evoluir e garantir ainda mais a satisfação de seus clientes. Isso agrada a eles próprios, além de dar segurança a potenciais compradores.

5. Deixar as métricas de lado

Analisar a resposta do público em números é essencial para saber se uma estratégia está funcionando ou se está sendo uma perda de tempo. Tempo é valioso e deve ser usado com eficiência.

Faça testes, poste conteúdos em horários variados para analisar seu alcance, mude o foco de suas postagens e verifique a repercussão em seu índice de conversão. Procure sempre visualizar sua estratégia de marketing em números, e garanta um uso adequado das mídias sociais!

Ao adotar o marketing nas redes sociais, portanto, não se esqueça de que elas servem principalmente para proporcionar interação com os seguidores. Tenha-os em mente, produza conteúdo nas doses certas e motive o engajamento.

Evite esses erros das empresas nas redes sociais para garantir a eficácia de sua estratégia de marketing, sem descuidar nunca dos números!

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