Our Blog

Porque sua empresa precisa ter um blog?

Certamente você já ouvir falar da importância dos blogs na estratégia de marketing digital das empresas. Os blogs são essenciais por ser o suporte mais adequado para a publicação de conteúdos aprofundados. Eles suportam texto, áudio e vídeo e podem ser utilizados para publicações periódicas, conforme a estratégia e a natureza do negócio.

Para falarmos da importância dos blogs, vamos entender primeiro o conceito de Marketing de Conteúdo. Veja:

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é toda e qualquer ação de criação e distribuição de conteúdos sobre o universo de uma organização. Seu principal objetivo é atrair o público-alvo e gerar relacionamento por meio da entrega de informações valiosas, ou seja, relevantes, criativas e originais.

Em outras palavras, as empresas deixam de ser meras patrocinadoras de conteúdos produzidos pelos meios tradicionais como rádio, TV e impressos em geral, e passam a brindar seus consumidores com informações relevantes. Tomam para si as rédeas da construção e da distribuição dos conteúdos, fazendo-a sob demanda para conduzir o público para uma jornada que começa na atração (captação da atenção), passando pelo relacionamento e ganho da confiança, e terminando com a venda.

Qual a necessidade do blog?

Diferente do site, onde as empresas devem oferecer informações institucionais, descritivos detalhados de produtos e serviços e os meios de contatos, os blogs têm um caráter de publicação periódica. Não cabe a um blog a publicação de conteúdos que façam propaganda direta de produtos e serviços da empresa.

Os blogs são excelentes plataformas para a publicação de conteúdos separados por editorias (categorias) e podem ser seguidos pelos internautas interessados em se manter informados com o conteúdo da empresa.

Entre os benefícios que a empresa obtém ao manter um blog, estão:

  • Atração, relacionamento e condução do público-alvo por meio de informações relevantes relacionadas com o negócio;

  • Posicionamento da marca como autoridade nos assuntos que circundam seu negócio;

  • Melhoria no posicionamento da marca nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing etc.) devido ao engajamento e à relevância do conteúdo;

  • Atração e identificação de leads (prospects).

Dicas para fazer um blog de sucesso!

Se o blog faz parte da estratégia de conteúdo, então é preciso tratá-lo com estratégia, planejamento. Veja algumas dicas:

Relacione o blog com o site institucional

Você pode trabalhar com o mesmo endereço na web ou em endereços diferentes, porém, neste último caso, não deixe de criar banners que direcionem para o site.

Mantenha a identidade visual da marca

As pessoas devem entrar no blog e logo identificar qual é a empresa que está por trás dele. Para isso, use cores e elementos gráficos que remetam à marca.

Capriche no visual e no conteúdo

Desenvolva um blog bonito, que encha os olhos, mas não se esqueça de tornar o conteúdo altamente relevante, profundo, criativo e original. Dê motivos para que o público-alvo volte sempre, e mais: que as pessoas recomendem seu blog para os amigos.

Matenha a frequência

Um blog é um meio de comunicação periódica. Escolha a periodicidade ideal para a sua empresa e tente mantê-la. O melhor é se o seu fluxo de produção permitir publicar diariamente, mas até três vezes por semana é uma frequência aceitável. O que você não pode é deixar o blog abandonado por semanas!

 

Você já conhecia as vantagens que um blog traz para a empresa? Conte aqui nos comentários!

Tags:

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!