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Primeiros passos no marketing digital: Erros que você não deve cometer

Vector illustration of ecommerce market of web analytics. Businesspeople and development - vector illustration

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Desenvolver atividades relacionadas ao Marketing Digital é necessário à toda empresa que queira se destacar no mercado. Como as ações nessa área têm um baixo custo em relação aos benefícios e, comumente, valem-se de ferramentas que todos têm acesso, muitos gestores não dão a devida importância à contratação de profissionais capacitados para desenvolvê-las. É justamente sobre isso que vamos abordar hoje.

Sabe quais são os erros que não devem ser cometidos ao se dar os primeiros passos no Marketing Digital? Confira o nosso artigo e fuja deles!

Ter um perfil no Facebook ao invés de uma Fanpage

São muitas as empresas que cometem esse erro no Facebook. Pela falta de conhecimento sobre a usabilidade dessa rede social, muitas organizações, cujos funcionários estão familiarizados com perfis— justamente por usá-los como pessoa física —, ao criar uma página institucional, optam por utilizar essa forma de se manter presentes, o que não é uma boa ideia.

As Fanpages foram criadas, justamente, para atender às organizações, pois elas não têm limitações quanto ao número de fãs (ao contrário do perfil, que tem um número máximo de amigos) e que oferecem relatórios com dados demográficos, repercussão de posts na rede e número de visualizações. Essas informações são extremamente estratégicas para as empresas.

Deixar de responder às perguntas e às reclamações nas redes sociais

Alguns profissionais de Marketing Digital não estão capacitados para lidar com reclamações e com perguntas nas redes sociais, nas quais a empresa se faz presente. Isso é um grave erro, pois deixa-se de transmitir uma imagem negativa ou de gerar um relacionamento efetivo para, justamente, reforçar uma ideia de descaso e de falta de aproximação.

Assim, é essencial a todo aquele que for responsável por alimentar as redes sociais, ter conhecimentos sobre crises. Só assim será capaz de interagir com os internautas sempre em prol de uma boa imagem organizacional e do respeito com o cliente.

Negligenciar o tempo das postagens

Quando uma empresa se propõe a desenvolver ações de Marketing Digital, ela precisa criar um planejamento estratégico para profissionalizar a ação e delimitar o que será feito, quando e como. Se você se dedicar a uma atividade hoje e daqui a duas semanas a outra, negligenciando o tempo das postagens e deixando-as soltas, sem nenhum objetivo maior, nada disso terá efeito.

É preciso definir a periodicidade da publicação de cada conteúdo em todos os veículos utilizados, respeitando o que cada um tem de diferente. É preciso que haja uma atividade constante para que a ação possa trazer os resultados esperados.

Esquecer que posta em nome de uma instituição

Assim como as pessoas, as empresas também têm os seus valores fundamentados em uma filosofia organizacional. Por isso, é preciso muito cuidado ao se pronunciar sobre temas polêmicos que podem estar na mídia ou que podem dizer a respeito ao segmento no qual a sua instituição está inserida.

É preciso muito cuidado para não confundir opiniões pessoais de quem trabalha na instituição, com o posicionamento da empresa frente a algum tema. Fique bastante atento sobre esse fato, para não negativar a imagem da organização perante o seu público estratégico.

Aprendeu quais erros não deve cometer? Desenvolva um plano de ação de Marketing Digital para que as suas estratégias possam surtir os melhores efeitos para o seu negócio!

Guia Completo Investimento Marketing Digital

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