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Primeiros passos no marketing digital: Como fazer o planejamento?

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O marketing digital tem sido um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam divulgar e comercializar os seus produtos nos meios digitais, bem como conquistar novos clientes e aprimorar sua rede de relacionamentos. A presença das empresas na internet, seja em sites ou em redes sociais, é um fenômeno irreversível para a área do marketing e da publicidade, pois este terreno virtual possui uma infinidade de clientes em potencial e de possibilidades de divulgação.

Entretanto, o marketing digital não funciona apenas quando uma empresa decide veicular uma campanha na internet. Seu conceito é mais amplo do que isso, e só é eficaz quando há um planejamento estratégico bem fundamentado. Nesse texto, iremos apresentar os principais passos para fazer tal planejamento, de modo a assegurar o sucesso de sua estratégia digital e a inserção definitiva de sua empresa nos meios digitais. Confira!

Definir os objetivos

Os objetivos da empresa estão relacionados à fidelização de antigos clientes ou à conquista de novos? A empresa deseja conquistar mais leads ou criar uma rede de relacionamento com quem já conhece a empresa? A definição dos objetivos irá determinar o conteúdo de sua estratégia digital e para quem elas serão direcionadas.

Conhecer o público-alvo

De acordo com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, é possível definir qual é o seu público-alvo, aqueles para os quais as campanhas serão direcionadas. Se são jovens, adultos, homens, mulheres, qual a faixa de renda e a idade. A partir do conhecimento do público-alvo será feita a adequação da linguagem e do conteúdo produzido, para que a eficácia de sua estratégia digital seja se fato alcançada.

Definir os canais a serem utilizados

Os canais para a atuação do marketing digital podem ser um site, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos. A maior presença do público-alvo nesses determinados canais é o que irá determinar a sua escolha. No início de sua estratégia digital é muito importante testar quais destas ferramentas darão mais certo para o seu tipo de negócio.

Determinar o conteúdo

O conteúdo será determinado pela área de atuação da empresa e pelo público-alvo. O conteúdo é o elemento que irá aproximar a empresa de seu público e deverá ser capaz de gerar empatia e curiosidade. Muitas empresas têm optado pelo marketing de conteúdo, que é a manutenção de blogs com conteúdo atualizado periodicamente, com dicas e textos informativos para o público. Muitos consumidores passam a conhecer a empresa primeiramente nesses canais, quando estão buscando textos sobre determinado tema.

Definir como será o monitoramento

É necessário definir quais serão as ferramentas de monitoramento das ações de marketing, pois somente através delas é possível saber se tais ações estão dando retorno e gerando resultados. Além do Google (Google Analytics) e do Facebook (Facebook para empresas), diversas empresas desenvolvem soluções especializadas em monitorar e medir os resultados, desde grandes multinacionais como a IBM (Coremetrics) e a Adobe (Omniture) até soluções de Startups como o Mixpanel.  A pesquisa por ferramentas de monitoramento e a escolha de quais serão utilizadas é determinante para os ajustes necessários no seu marketing digital.

E então, está pronto para começar seu próprio planejamento de marketing digital? Como você pode ver, planejar demanda esforço mas, ao mesmo tempo, é a condição necessária para o sucesso de sua estratégia digital. Qualquer dúvida, escreva pra gente!

 

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