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Primeiros passos no marketing digital: Como medir resultados

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O marketing digital é um recurso promissor de divulgação das empresas e, atualmente, muitas delas o tem utilizado para divulgar campanhas de seus produtos nos meios digitais, aumentar a sua gama de clientes e estabelecer com eles uma rede de relacionamento. Entretanto, não basta apenas criar campanhas e lançá-las na web sem nenhum tipo de monitoramento dos resultados.

É necessário se valer de ferramentas que meçam o seu desempenho para, justamente, aprimorar o modo de se dirigir ao público e tornar as campanhas cada vez mais eficazes. Nesse texto apresentaremos algumas ferramentas que ajudam a medir os resultados de suas campanhas de marketing digital.

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Mensurar resultados em redes sociais

Apresentaremos algumas ferramentas direcionadas ao monitoramento e ao gerenciamento das redes sociais que a empresa faz parte. A partir delas é possível monitorar as menções ao nome da empresa e aos seus produtos, bem como quantificar os acessos à página.

Assim, é possível ver o que está sendo dito e compartilhado sobre a sua corporação, representando um feedback em relação às campanhas veiculadas. Listamos seis ferramentas que cumprem essas funções:

  • Klout;
  • Scup;
  • Social Bakers;
  • Social Media Monitor;
  • Social Mention;
  • Web mention.

Mensurar resultados em websites

Algumas ferramentas são capazes de mostrar o percurso e os interesses dos seus clientes em seu website como, por exemplo, quais foram os produtos mais visualizados e as sessões nas quais o visitante gastou mais tempo. Elas também mostram a região, o gênero e a idade dos internautas, apresentando um perfil concreto e respondendo ao criador da campanha de marketing digital se as suas estratégias, de fato, reverberaram em seu público-alvo. Três dispositivos cumprem essa função:

  • Google Analytics;
  • Google Display Planner;
  • Similarweb.

Taxa de conversão

Essa é uma métrica muito utilizada pelo marketing digital e, inicialmente, tem o objetivo de mostrar o número de visitantes do site que realmente realizaram compras, em relação aos visitantes gerais. Se os consumidores forem cerca de 1,5% dos visitantes totais do site, o seu negócio e a suas campanhas estão bastante eficazes, embora esse número seja, aparentemente, modesto.

De um modo geral, apenas cerca de 1% dos visitantes dos sites realmente consomem os produtos ofertados! Sem dúvidas, essa métrica ajuda a medir a eficiência das suas ações de marketing. Entretanto, além dos sites, é possível utilizar a taxa de conversão em vários outros meios e em várias outras estratégias, a partir das seguintes operações:

  • Vendas online: total de vendas/ total de visitas ao site;
  • Cadastro no newsletter: total de cadastros/ total de visitas;
  • Downloads de materiais no site: total de downloads/ total de visitas;
  • E-mail marketing: total de vendas/ total de cliques.

Outra solução que nós apresentamos para a escolha das ferramentas de medição dos resultados no marketing digital é a utilização de plataformas unificadas e personalizadas que possam centralizar as funções apresentadas acima, de acordo com a demanda de cada empresa. Essa unificação tende a otimizar os processos e a facilitar o seu uso. Esse é um dos serviços que a Foxfly oferece.

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Guia Completo Investimento Marketing Digital

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