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Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Com a consolidação da internet como uma poderosa ferramenta de marketing, termos como Inbound Marketing e Outbound Marketing passaram a ganhar força e hoje geram dúvidas para quem ainda está entrando no universo do marketing digital.

Pensando nisso, decidimos apresentar a você as principais diferenças entre essas metodologias e fazer um breve comparativo para que a sua empresa possa optar pelo que melhor se encaixa no planejamento. Vamos começar?

Inbound Marketing e Outbound Marketing: as 3 principais diferenças

Embora estejamos falando de metodologias de marketing, fato é que existem muitas diferenças entre Inbound e Outbound, desde a comunicação com o público aos valores de investimento.

1. Comunicação

A forma de comunicação com o público é a diferença mais contrastante entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

No Inbound Marketing a ideia posta em prática é a de atrair o púbico, ou seja, o contato ocorre indiretamente. A função da empresa que investe em estratégias de Inbound é estar preparada para quando o cliente encontrar a marca ou suas linhas de produtos.

O Outbound Marketing trata a comunicação de forma direta, seja pela internet ou fora dela, com anúncios publicados na mídia impressa (jornais e revistas), televisiva (os famosos “intervalos comerciais”) e digital (pop-ups e e-mail).

 2. Custos

Outro fator importante está nos custos inseridos em cada um dos métodos. Para realizar campanhas de Outbound é necessário negociar com os meios de comunicação, enquanto no Inbound Marketing a própria empresa define o orçamento.

Isso, no entanto, não significa que um seja mais viável financeiramente que o outro — já que se pode investir uma mesma quantia em ambas as estratégias. A grande diferença está na maneira como se mensura cada campanha (entenda melhor a seguir).

3. Mensuração de resultados

As campanhas de Inbound Marketing podem ser mensuradas em tempo real e com exatidão, haja vista que os custos por aquisição de cliente podem ser identificados por meio de simples cálculos.

No Outbound o resultado demora mais para chegar, afinal, o planejamento deve ser feito de modo muito mais cauteloso, com base em estudos mais complexos, e somente a qualidade do produto pode acelerar esse processo.

Um grande diferencial do Inbound Marketing é que, caso uma estratégia não apresente resultado, ela pode ser modificada imediatamente.

Inbound Marketing e Outbound Marketing: comparativo

De modo a tornar mais claras as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, nósfaremos algumas breves comparações que facilitarão o entendimento.

Inbound Marketing: foco em entreter e educar o público

Por meio de conteúdos atrativos, o Inbound Marketing tem o propósito de entreter e educar o público. Isso possibilita que o primeiro contato aproxime o público da empresa.

Outbound Marketing: foco na divulgação direta do produto

No método tradicional o foco é divulgar o produto/serviço diretamente, mesmo que isso atinja muitas pessoas que não se interessarão pela oferta. Em outras palavras, a ideia é chegar ao cliente e não atraí-lo.

Inbound Marketing: os lucros devem ser pensados a longo prazo

O Inbound é capaz de fornecer dados muito mais precisos e são atualizados em tempo real. Porém, pode levar um período relativamente grande para gerar lucros.

Outbound Marketing: os lucros podem aparecer rapidamente

Dependendo da qualidade do produto, da oferta e do conteúdo do anúncio, uma campanha Outbound pode dar retorno quase imediato quando o assunto é lucratividade.

Inbound Marketing: estratégias podem ser modificadas em tempo real

Como a maioria das campanhas de Inbound são digitais, basta uma breve atualização na estratégia caso ela não forneça bons resultados financeiros.

Outbound Marketing: estratégias pouco flexíveis

Salvando algumas exceções — como as propagandas que apresentam um grave equívoco —, as campanhas Outbound não podem ser modificadas a todo momento.

Inbound Marketing: possibilidade de segmentação

Empresas que investem em estratégias de Inbound Marketing se baseiam nas características e no comportamento do público-alvo, permitindo que haja a segmentação de anúncios e conteúdos.

Outbound Marketing: divulgação em grande escala

As campanhas de Outbound visam atingir o maior público possível com o objetivo de captar, em meio à grande massa, pessoas potencialmente interessadas no produto.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você entender a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing. Caso tenha ficado com dúvidas ou queira complementar, deixe o seu comentário!

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