Our Blog

SEO local: uma ferramenta poderosa para o sucesso do seu negócio

SEO local: uma ferramenta poderosa para o sucesso do seu negócio

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio é ser encontrado na web com facilidade. Entre as estratégias de marketing digital para alcançar esse objetivo está o SEO local.

O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, consiste em otimizar o seu site e outros materiais na web de forma que os mecanismos de busca os encontrem sem dificuldade e ofereçam um bom posicionamento do seu conteúdo nos resultados de busca.

É nesse contexto que explicaremos o que é e qual a importância do chamado SEO local para o seu negócio.

O conceito de SEO local

O SEO local é o SEO orientado para uma determinada localização geográfica. São técnicas que contribuem para que sua marca apareça nas buscas relacionadas à região (estado, cidade, bairro, etc.) onde seu negócio atua.

Suponha que um usuário digite “academia Brooklin Novo SP” no Google. O buscador mostrará um mapa com academias no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo, e retornará resultados relevantes sobre as academias locais. Isso também aconteceria se um usuário utilizasse o celular para fazer a busca apenas por “academias” quando estivesse presente no próprio bairro do Brooklin Novo.

Isto é, aumentam as chances de as pessoas chegarem até você com uma busca, se o SEO local for bem-feito, mesmo com termos tão abrangentes quanto “academias”, por exemplo. Percebe como isso é poderoso?

Para os mecanismos de busca retornarem resultados cuja localização é relevante, eles precisam que a localização daquilo que os usuários pesquisam esteja disponível em algum lugar. Daí a importância de ter o nome e endereço da sua empresa cadastrados em serviços como Google Meu Negócio e canais como Foursquare e Waze.

Google Meu Negócio

Para incluir as informações da sua empresa no banco de dados do Google, é preciso inscrevê-la no Google Meu Negócio. Esse cadastro vai incluí-la também no Google Maps e criar um perfil no Google+.

Com o serviço é possível incluir o nome, descrição, endereço, categoria, horário de funcionamento, logo, imagens, website e informações de contato. Isso garante que os usuários encontrarão informações confiáveis a respeito da sua marca quando procurarem por ela no Google.

Dependendo da categoria do seu negócio, o Google enviará um cartão de confirmação para garantir que sua empresa existe e que o endereço fornecido está correto.

Foursquare

Os usuários do Foursquare adoram usá-lo no celular para ver as avaliações de restaurantes, cafés, lojas e outros negócios locais. Um potencial cliente perto da sua empresa pode estar procurando justamente por um produto ou serviço que ela ofereça.

Por isso, estar no Foursquare também pode trazer ótimas oportunidades. Para cadastrar o seu negócio, basta ter uma conta na rede, acessar a página adicionar um lugar, preencher os dados, incluir um marcador no mapa e salvar.

Waze

No Waze é possível adicionar um local por meio do próprio aplicativo de navegação por GPS. Na tela principal, toque no ícone do marcador e depois em “Local”. Ele pedirá para tirar uma foto da fachada. Logo em seguida insira o nome da empresa, escolha a categoria e preencha o endereço. Após o cadastro há a possibilidade de adicionar mais detalhes, como horário de funcionamento e website.

Maneiras de investir em SEO local

Vimos que o SEO local é ótimo para conseguir clientes, afinal, ele tem a capacidade de atrair pessoas que estão perto do seu negócio e querem o que você vende. Isso significa que: não investir nesta estratégia é deixar excelentes oportunidades passarem.

Para obter uma estratégia completa de SEO local, avalie a contratação de uma agência de marketing digital. Os profissionais farão a análise da sua organização e do seu público-alvo. Com isso, trabalharão com as melhores práticas para ajudar o seu negócio a alcançar os resultados desejados.

Já está considerando incluir o SEO local na sua estratégia de marketing digital? Também queremos saber se ficou com alguma dúvida sobre essa poderosa ferramenta. Deixe o seu comentário!

Tags:

Show Comments (0)

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!