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SEO ou Adwords: o que é melhor para minha estratégia digital?

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SEO ou Adwords: o que é melhor para minha estratégia digital?

Aparecer na primeira página dos mecanismos de buscas, como o Google, é fundamental para ser encontrado. Nesse caso, a melhor opção é investir no SEO ou AdWords. Ambas as estratégias têm o mesmo objetivo: deixar você entre os primeiros colocados.

No entanto, apesar de servirem para o mesmo propósito, elas apresentam muitas diferenças. Por essa razão, grande parte das pessoas fica em dúvida na hora de optar por uma delas. Quer saber qual a melhor opção para o seu negócio? Continue lendo e confira nossas observações!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) pode ser definido como um conjunto de ações para deixar o seu site amigável para os mecanismos de busca. Isso significa que você deve pesquisar as melhores práticas para ficar bem posicionado e executá-las.

É importante ressaltar que o SEO faz você aparecer nos resultados orgânicos da pesquisa, ou seja, não é preciso pagar para estar lá. O Google — principal motor de busca — tem um algoritmo próprio que leva diversos fatores em consideração para decidir quais sites são relevantes. Entre eles, podemos citar:

A intenção do Google é proporcionar a melhor experiência para o usuário. Sendo assim, podemos dizer que produzir conteúdos de qualidade é essencial em sua estratégia de SEO.

O que é AdWords?

Há duas formas de anunciar pelo Google AdWords: links patrocinados e rede de display. Porém, o foco deste artigo será na primeira opção.

Os anúncios patrocinados do AdWords são aqueles resultados que aparecem em destaque na página de busca. É fácil de identificar, já que aparece escrito “anúncio” ao lado do endereço do site.

Para começar a anunciar, você deve se cadastrar na plataforma. Após o cadastro, você vai criar seu anúncio de texto, definir as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado e escolher o quanto quer investir. Quando tudo estiver pronto, seus anúncios começam a ser exibidos e você será cobrado por clique do usuário.

Qual estratégia seguir: SEO ou AdWords?

Escolher a melhor opção vai depender do seu objetivo. O SEO, por exemplo, costuma ser um processo mais longo. Você terá que trabalhar nos conteúdos do site para ficar bem ranqueado.

Entretanto, essa estratégia é mais durável. Quando você consegue se posicionar para determinado termo, não será fácil tirá-lo de lá. Além disso, você não pagará para aparecer.

Os resultados orgânicos também costumam dar mais credibilidade às empresas, pois se você chegou lá naturalmente, provavelmente é relevante em seu segmento. Com o Google AdWords, você conseguirá se posicionar rapidamente, portanto, caso queira dar destaque a um produto ou serviço imediatamente, esse é o meio ideal.

Outra vantagem é poder mensurar os resultados de maneira mais fácil e eficaz. O AdWords disponibiliza uma ferramenta para você acompanhar o desempenho dos anúncios. Desse modo, é possível calcular o ROI (retorno sobre o investimento) da campanha. Se o desempenho não estiver de acordo com o planejado, basta pausar a campanha, ajustar os anúncios e retomá-la.

Como você pôde perceber, adotar o SEO ou AdWords dará visibilidade ao seu negócio, mas não existe melhor ou pior. Se você quer potencializar as suas ações, pode utilizá-las em conjunto, assim, usufruirá das vantagens de ambas.

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