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Tecnologia & Gestão: Descubra como uma boa gestão contribui para o marketing da sua empresa

Por Gabriela
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A tecnologia já é algo corriqueiro em nosso dia a dia. Ela está presente na forma como nos comunicamos, como nos relacionamos com outras pessoas, como fazemos planos e como compramos atualmente. Ora, porque então não incluir essas ferramentas tecnológicas também na forma como administramos nossas empresas?

Apesar do receio que alguns empresários demonstram na hora de modernizar seus negócios, já está mais que comprovado pela prática que a tecnologia, quando bem orientada, pode sim trazer muitos benefícios para a sua empresa. Para começar, podemos apontar as vantagens de utilizar a Internet na divulgação de seus produtos e serviços, através do marketing digital.

A nova era do Marketing: ferramentas de Marketing Digital

Se você ainda não está familiarizado com o conceito de Marketing Digital, saiba que ele é a nova tendência em termos de marketing. E não é para menos: a alta conectividade proporcionada pela internet permite às empresas um acesso aos clientes em nível nunca antes visto. Entre as ferramentas de Marketing Digital mais interessantes, destacamos três que são básicas para o sucesso de qualquer empresa do século XXI:

Uso de mídias sociais:

As mídias sociais representam hoje um dos principais canais de acesso direto ao seu público, seja para a manutenção do relacionamento da sua empresa com um cliente habitual, seja para a prospecção de novos clientes. Para que a sua empresa se destaque nesse meio, é preciso manter e alimentar perfis em redes diversas, como Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e outras. Para além das campanhas e anúncios pagos nessas redes, é preciso investir em publicações de qualidade, que falem a linguagem do seu público alvo: é dessa forma que a sua marca alcança maior projeção e se torna conhecida no seu nicho de mercado. Uma boa gestão de mídias sociais associada a uma identidade visual forte e bem definida da sua marca são peças-chave para se destacar no mercado do século XXI.

SEO:

O SEO é uma técnica que está aí para mostrar que nem só de Facebook vive o Marketing digital. Essa técnica consiste na constante otimização do conteúdo, cujo nome vem do inglês “Search Engine Optimization.” Na prática, o uso correto dessa prática pode garantir que a sua marca apareça melhor colocada nas páginas de buscadores como Google, Yahoo e Bing, através da otimização do conteúdo do site da sua empresa, seja pelo recurso à palavras chaves, rede de links, etc. Se você busca aumentar a visibilidade da sua empresa, investir em SEO é essencial. As empresas que recorrem a essa ferramenta relatam igualmente um forte impacto positivo na taxa de conversão de vendas. Afinal, ser visto pelo seu cliente é essencial para garantir a venda.

Inbound Marketing:

Tendência dentro do segmento de Marketing Digital, o Inbound Marketing se caracteriza por ser um marketing de atração. O grande diferencial dessa tendência de marketing é que ela se dedica aos temas que são de interesse do público alvo, a fim de seduzir, de atrair a atenção desse público para a marca. Dessa forma, através da produção de conteúdos originais e relevantes, as ações de Inbound Marketing permitem criar uma identificação do cliente com a marca, e favorece, a longo prazo, o processo de fidelização.

Administrando no século XXI: benefícios de uma gestão mais “tecnológica”

Para além das estratégias de marketing, investir continuamente na melhoria de processos é essencial para garantir que a sua empresa cresça e prospere mesmo em um cenário de crise. Também nessa área, a tecnologia coloca ao alcance das mãos dos empresários uma série de ferramentas de gestão que podem auxiliá-los a aumentar o seu controle sobre todas as áreas do seu negócio, aumentando a produtividade da sua equipe e favorecendo o seu processo de tomada de decisões.

As ferramentas digitais de gestão são poderosas aliadas na administração dos investimentos da sua empresa, pois permitem determinar a rentabilidade dos investimentos realizados a partir da análise de dados concretos, compilado em relatórios financeiros diversos, de forma a mensurar quais as aplicações e ações de marketing com melhor retorno financeiro, quais os produtos com maior saída e quais as épocas de alta e baixa nas vendas. A longo prazo, essas ferramentas tecnológicas de gestão farão toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa.

Uma das ferramentas tecnológicas de gestão que mais tem conquistado adeptos é o sistema ERP online. A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning” e pode ser traduzida literalmente como Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico de qualquer negócio que, quando combinada à uma boa gestão de marketing, proporciona inúmeros benefícios. Selecionamos alguns que você pode conferir a seguir:

#1: Ganhos em Produtividade

Ao utilizar um software ERP online, todos os dados da sua empresa passam a estar disponíveis em uma só plataforma – o que torna todo o processo de gestão muito mais simples, rápido e eficiente. O controle de pagamentos de funcionários e fornecedores, controle de recebimentos e de estoques, a reposição de estoques, a emissão de boletos, de notas fiscais eletrônicas, a geração de ordens de serviços, etc – todas as áreas da sua empresa passam a funcionar mais integradas, com troca de informações em tempo real. O ruído na comunicação interna com a sua equipe é reduzido, ao mesmo tempo em que você, gestor, passa a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa – os seus clientes.

#2: Melhoria de Comunicação com o Cliente

Um sistema ERP online permite que você acesse os dados da sua empresa a partir de qualquer lugar do mundo. Dessa forma, ganha-se em agilidade e rapidez na resposta ao cliente, o que é essencial nos dias de hoje. Além disso, alguns ERPs oferecem a funcionalidade de contato direto com o cliente e de acompanhamento pelo cliente das etapas do serviço prestado, através de plataformas no modelo WebDesk, como o oferecido pela GestãoClick.

A comunicação com o cliente é ainda favorecida por uma melhor gestão do banco de clientes da sua empresa, permitindo que você trace de forma mais clara o perfil do seu consumidor regular e determine, a partir daí, o tipo de conteúdo que será oferecido a esse cliente na modalidade Inbound Marketing, ou ainda, quais as vantagens – brindes, descontos, etc – que possivelmente terão uma reação mais significativa junto a esse mesmo público.

#3: Maior Segurança de Dados

O banco de dados da sua empresa é um bem de valor inestimável. Todos os dados financeiros atuais, os dados referentes a evolução da sua empresa, os contatos de clientes e fornecedores, e muitos outros fazem parte desse conjunto de informações. Em um modelo tradicional de gestão, eles ficariam armazenados localmente – em algum computador ou servidor instalado na própria empresa. A grande questão é que a maior parte das empresas não possui planos de contingência para situações emergenciais – como quedas de energia ou problemas com o hardware utilizado – para nem mencionar a falta de políticas eficientes de backup e a segurança física desses equipamentos. É por isso que uma das grandes vantagens de utilizar um ERP Cloud é poder contar com a segurança de uma empresa especializada na área de TI, que vai oferecer além do acesso remoto, todas as garantias para assegurar a integridade dos dados da sua empresa.

Por tudo isso e, em um mercado cada vez mais competitivo, podemos afirmar que se a sua empresa ainda não está investindo em soluções tecnológicas para marketing e gestão de recursos, ela corre sério risco de ficar para trás. Em função disso, o ideal e sempre manter se atualizado quanto a solução que melhor atenda às demandas do seu negócio!

Sobre o autor:

Gabriela é analista de marketing e redatora na empresa GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente. Formada no Coleguium Rede de Ensino, uma das 10 melhores escolas do país. Já conquistou diversos prêmios estudantis pela dedicação e comprometimento.

 

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