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Você está pronto para anúncios de texto expandido (ETA) do Google adWords?

 

Você está pronto para anúncios de texto expandido (ETA) do Google adWords?

O Google anunciou uma alteração em seus anúncios de texto, o texto expandido do Google (ETA).  O novo formato ETA (expanded text ads) é indicado por eles como uma evolução dos anúncios de texto para atender a era do “mobile-first”, onde cada vez mais as buscas estão sendo feitas em dispositivos móveis. A partir do final de janeiro de 2016, não será mais possível criar ou alterar anúncios STA (standard text ad).

Antes de ficar preocupado, saiba que os anúncios continuarão a funcionar e a participar dos leilões de palavras, apenas a criação de novos anúncios ou a alteração dos existentes não será mais possível.

Claro que em algum momento você precisará migrar seus anúncios do formato atual (STA) para o novo ETA.

O que muda no ETA?

Os anúncios de texto expandido (ETA) são diferentes dos STA nos seguintes itens:

      • Possuem 2 campos de título (Cada um com até 30 caracteres)
      • Possuem apenas 1 campo de descrição expandido até 80 caracteres
      • A URL de visualização é a mesma da URL final da página de destino
      • Existem 2 campos de “caminho” que podem ser acrescentados a URL, cada um com 15 caracteres.

Dessa forma, um anúncio de texto expandido tem a seguinte  estrutura:

Exemplo - Texto expandido (ETA)

  • Título 1  – Título 2
  • URL de destino / caminho 1 / caminho 2
  • Descrição

Exemplo:

Ofertas de Autoramas e Pistas – Compre Seu Autorama em Oferta Aqui‎

Anúnciowww.americanas.com.br/Autoramas_Pistas‎

A Maior Loja. Os Menores Preços!

  • Título 1 : Ofertas de Autoramas e Pistas
  • Título 2: Compre Seu Autorama em Oferta Aqui
  • URL: www.americanas.com.br
  • Caminho 1: Autoramas_Pistas
  • Caminho2: (não usado)
  • Descrição: A Maior Loja. Os Menores Preços!

Na prática, ganhamos espaço. Tanto no título, onde passamos a ter 2 campos de 30 caracteres que permitem mais clareza e detalhes na chamada dos anúncios, quanto na descrição onde o campo unificado de 80 caracteres nos dá mais flexibilidade para explicar a oferta do que os 2 campos de 35 caracteres do modelo STA.

Além disso, existe a novidade dos campos de “caminho” da URL que podem, a principio, parecer sem grande utilidade, mas bem trabalhados podem se tornar uteis para a qualidade dos anúncios.

Como planejar e executar a migração de STA para ETA?

Na hora de iniciar o planejamento para atualizar os anúncios de texto atuais para o novo formato ETA, a primeira decisão é escolher uma abordagem de migração, ou uma abordagem de terra arrasada, digo, reescrever completamente o anúncio.  Claro que como em quase tudo na vida existem vantagens e desvantagens em cada uma delas.

A abordagem de migração, permitir criar um procedimento básico de preenchimento dos espaços adicionais (título 2 e campos de caminho) e aplica-la a todas as campanhas, agilizando o processo de atualização.

Já a abordagem mais radical de reescrita dos anúncios permite um entendimento melhor do novo formato e o aproveitamento dos espaços adicionais para melhorar a abordagem dos anúncios.

Usar uma ou outra abordagem, ou mesmo uma estratégia hibrida, quando parte dos anúncios serão migrados e outra parte reescritos, deve ser uma das primeiras decisões a serem tomadas.

Dicas úteis para o processo

  1. Migre em ondas (fases)

Defina prioridades, você não precisa e não deve alterar todos os seus anúncios de uma vez.

  1. Priorize o retorno de investimento

Avalie quais são suas campanhas e anúncios mais importantes e de uma atenção especial a eles. Alguns anunciantes conseguiram ganhos expressivos no CTR dos novos anúncios.

  1. Teste sua abordagem

Avalie se sua abordagem (migração, rescrita) está sendo acertada.

  1. Acrescente uma mensagem importante no titulo 2

É o segundo, mas é um título. Procure usá-lo bem.

  1. Teste seus novos anúncios

Teste, teste, teste e.. Teste novamente. Esse é o mantra do PPC, aliás, do marketing digital!

  1. Não pare imediatamente seus anúncios atuais

Apesar de alguns terem relatado ganhos de CTR, não quer dizer que você vai acertar de primeira. Mantenha seus anúncios atuais rodando até ter certeza de que vale a pena desliga-los.

  1. Use bem os 2 campos de caminho

Não desperdice essas novas opções que o Google proporcionou. Eles podem ser muito úteis para fazer link com suas palavras chave.

  1. Reveja suas extensões de anúncio

Com a melhora das mensagens dos anúncios, algumas extensões podem ficar redundantes. Reveja se todas continuam fazendo sentido.

Nas próximas postagens irei abordar um pouco mais sobre esse assunto e as estratégias que estão sendo utilizadas pelas companhias ao redor do mundo para planejar e executar essa mudança.

E você?

Já está planejando ou implementando seus anúncios ETA?

Tem alguma dica para compartilhar conosco?

 

Para saber mais:

http://www.acquisio.com/blog/google-adwords/ready-adwords-expanded-text-ads

http://www.wordstream.com/blog/ws/2016/07/26/expanded-text-ad-best-practices

http://www.cpcstrategy.com/blog/2016/08/the-new-google-expanded-text-ads/

http://www.roirevolution.com/blog/2016/07/5-tips-for-success-with-googles-expanded-text-ads/

 

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