Canal de comunicação: você sabe a preferência do seu cliente?

Fev 27, 2024 | CCM

Que a sociedade é conhecida como uma união de pessoas que se relacionam em busca de objetivos em comum, todo mundo sabe. Porém, o meio para que esse relacionamento funcione em harmonia é a tão fundamental comunicação.

Através da comunicação as pessoas se aproximam, se relacionam e criam laços que podem durar por uma vida inteira, e isso também é muito válido, quando nos referimos ao relacionamento de uma empresa com seus clientes.

Isto deixa claro que uma empresa não pode errar na escolha do canal de comunicação, pois o recurso escolhido fará com que o relacionamento com seu cliente se consolide e possa durar por muito tempo.

Estamos aqui para ajudar sua empresa a saber como fazer uma abordagem correta, além de proporcionar aos seus clientes uma experiência assertiva criando um vínculo próspero e duradouro.

Mas, vamos conhecer o que são e quais os melhores canais para uma gestão de relacionamento perfeita?

Então, continue conosco.

O que é um canal de comunicação?

Na esfera empresarial, esses canais são o meio pelo qual uma empresa se relaciona com seus clientes, e isto pode acontecer de diversas formas, visto a quantidade de recursos que temos disponíveis atualmente.

Sobre isto, existem inúmeros canais que podem contribuir com este relacionamento. E dentre os mais conhecidos e utilizados no mundo corporativo, temos os seguintes:

  • Telefone;
  • SMS;
  • E-mail;
  • Chatbots;
  • Chat ao vivo;
  • WhatsApp;
  • Aplicativo corporativo.

Esses são os exemplos de canais mais utilizados no mercado atual.

Agora, que tal descobrir o canal que os seus clientes preferem?

Vamos!

Como descobrir o canal de comunicação ideal para o seu cliente?

Focar em proporcionar ao público uma experiência mais agradável, dinâmica e completa, deve ser um dos objetivos específicos de uma empresa, ainda mais quando ela faz as projeções do seu negócio com base na consolidação do relacionamento com o cliente.

Neste aspecto, é extremamente importante saber qual o meio de comunicação que mais agrada aos clientes e, para isso, fazer uma análise seguida de uma pesquisa, ainda que informalmente, pode ser o ideal para encontrar esta resposta.

Nesta análise inicial, é de suma importância você saber alguns detalhes, como:

  • Será que estamos disponibilizando canais de comunicação que realmente atendam às necessidades dos clientes?
  • Se sim, como melhorar?
  • Se não, qual a melhor maneira de otimizá-lo e aprimorá-lo significativamente? 
  • Quais são os melhores meios de comunicação do mercado?
  • Como isto contribuirá com a fidelização dos clientes e consequentemente com o crescimento da empresa?

Com os dados coletados nesta análise e com a pesquisa, você saberá o canal escolhido pelos clientes e, com esta informação você padroniza sua comunicação com o cliente e ainda ganha alguns benefícios interessantes.

Dentre as vantagens mais relevantes, ao encontrar e estabelecer o canal de comunicação padrão com seus clientes, temos as seguintes:

  • Agilidade no atendimento das solicitações;
  • Compartilhar conteúdos de valor para fidelizar os clientes;
  • Concentração de processos em uma única ferramenta;
  • Disponibilização de suporte imediato às demandas;
  • Maior fluidez no relacionamento com o cliente;
  • Prospecção de novos clientes.

Todas essas benesses, além de contribuir para uma gestão de relacionamento eficiente e te aproximar ainda mais dos clientes, proporcionam o rápido acesso às informações fornecidas através das pesquisas e dos feedbacks, e tudo isso em tempo real.

Ter em mãos esses dados, auxiliam não apenas para a melhora contínua da performance do produto, como também te concede a possibilidade de traçar estratégias mais eficazes.

Priorize quanto antes, saber de fato, se sua comunicação com o cliente tem sido positiva e sem falhas.

Qual a preferência do público nos dias atuais?

Um dado que deve ser considerado é que a geração mais nova prefere canais mais modernos em relação aos mais antigos, como as ligações telefônicas e até o e-mail. Aliás, o e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada nas campanhas de marketing, etc.

O público mais moderno é um segmento totalmente engajado no uso das ferramentas que sempre surgem no mercado, pois a clientela mais nova, a galera mais jovem, adoram as conversas online de WhatsApp por sua dinâmica, velocidade de atendimento e resolução de problemas.

Este público ama desbravar e se aprofundar em qualquer aplicativo que seja uma novidade, sendo um aplicativo relacionado a algum produto que ele se interesse, a garantia de constante uso é bem maior.

Qual a importância de uma empresa ter ferramentas para obter essas informações e tornar a comunicação com o cliente mais assertiva, direta e também segura?

Existe mais um recurso que vem ganhando muito espaço no mercado atual, que são as ferramentas (aplicativo corporativo), projetado especificamente para atender às necessidades da empresa no que tange ao relacionamento.

É muito importante uma empresa ter um canal de comunicação que seja uma ferramenta de coleta de informações e de gestão de relacionamento com o cliente, porque isto garante uma comunicação mais assertiva, direta e absolutamente segura.

Mas, como o departamento de TI conseguirá atender essa necessidade do negócio, ou seja, da junção das atividades das diversas áreas de uma corporação, área de comunicação, marketing, produtos, etc.?

A resposta é justamente contar com soluções como CCM (gestão da comunicação do cliente) ou CXM (gestão da experiência do cliente), que pode contribuir com o departamento de TI de uma empresa, oferecendo recursos que maximizem seu trabalho de monitoramento e segurança nas informações.

E para te auxiliar nisso, a foxfly, parceira quadient no Brasil, tem a solução para uma gestão da comunicação com o cliente (CCM) eficiente e que proporcione uma excelente experiência ao seu cliente! Te esperamos!

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