4 principais erros cometidos em processos de BPM

Mar 20, 2018 | Business Process Management

O Business Process Management, ou processos de BPM, é uma ferramenta simples e eficaz para aumentar a produtividade na sua empresa. Trata-se de um software que automatiza diversas funções do dia a dia, reduzindo taxas de erros e melhorando o desempenho do negócio. Com sua maior flexibilidade, ele pode ser adaptado a diversos níveis empresariais.

Dito isso, tentar implementá-lo de forma incorreta pode causar vários problemas. Cometer erros não é incomum e nem desastroso, mas muitos deles podem ser evitados de antemão, o que é o cenário ideal para qualquer negócio.

Para evitar que você tenha esse tipo de problema, separamos aqui quatro erros na implementação de processos de BPM e o que fazer para evitá-los. Acompanhe!

1. Não fazer revisões regulares no sistema

Ao contrário do que acontece em diversos setores, um software nunca está devidamente concluído. Ele sempre pode ser adaptado, atualizado e corrigido de acordo com o contexto da empresa. Mesmo após a instalação do sistema, ainda será necessário investir em sua manutenção e renovação para que ele se mantenha relevante.

O ideal, aqui, é sempre colher feedback dos usuários e ter uma equipe dedicada a avaliar e corrigir tudo o que não for benéfico para o seu negócio o mais rápido possível. Sem esse tipo de atitude, pode ser que o sistema perca seu impacto em pouco tempo.

2. Deixar de envolver os usuários

Algo que acontece com muita frequência é a empresa adotar essa solução para um determinado setor, mas não consultar os profissionais que atuam nele. Isso leva a uma baixa adoção por parte do usuário final, o que diminui drasticamente o retorno do seu investimento.

Os processos de BPM não servem apenas para automatizar pequenas tarefas do dia a dia: ele também é uma ferramenta para melhorar o desempenho da sua equipe. Sendo assim, a melhor forma de obter um retorno mais elevado é envolvê-lo desde o primeiro dia de planejamento.

3. Esquecer-se de avaliar o desempenho

Como já mencionamos, esse sistema não fica “concluído” após sua instalação. Ele exige revisões e atualizações regulares para continuar elevando o desempenho da sua equipe. Para saber se esse plano foi atingido, você precisa acompanhar seus indicadores de performance.

O objetivo dos processos de BPM é melhorar seus resultados. Se, por acaso, os números indicarem um desempenho baixo em relação ao que foi projetado, é sinal de que você deve mudar a forma como ele foi implementado. Apesar de eficaz, nenhum sistema funciona sem os ajustes necessários.

4. Não adequar o sistema ao negócio

Falando em ajustes, é importante lembrar que o BPM foi feito para ser flexível. Isso significa que a solução pode ser adaptada para diferentes escopos de trabalho e orçamentários. Trabalhar essa adequação em seu planejamento é fundamental, pois um sistema de escopo muito elevado custará mais do que você pode investir, enquanto algo de nível menor não dará conta de suas demandas.

Agora que você entende como obter maior desempenho com os processos de BPM, é hora de colocá-los em prática. Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então siga nossos perfis no Facebook e no LinkedIn e fique sempre por dentro das nossas novidades!

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