A tecnologia da informação e comunicação passou de um simples suporte às empresas para uma posição estratégica, que deve ser considerada no planejamento estratégico da organização. Esse novo perfil da TI traz novos desafios aos profissionais, assim como para os empresários, que precisam enxergar a real importância da tecnologia para os seus negócios.
Um setor de TI deve ir além da simples entrega de produtos, deve considerar os três pilares que estão diretamente envolvidos com a atividade: pessoas, processos e tecnologia. É com base nesses três pilares que as equipes de TI devem atuar para melhorar a sua performance e trazer mais e melhores resultados para as empresas.
TI Estratégica
Atualmente não vivemos sem tecnologia. O que seria de uma empresa sem internet? Sem e-mail? Sem um CRM? Essas e outras soluções trouxeram grandes revoluções para as empresas, mas também criaram uma dependência impossível de ser ignorada. Dependência essa que é administrada pela equipe de TI. Por isso, quanto maior o investimento em TI, maiores são as responsabilidades desta equipe, assim como maiores são os indicadores a serem acompanhados para verificar a performance do setor.
Não há como investir em tecnologia da informação sem medir os benefícios que ela traz para o negócio, mas é preciso mudar a visão atual, de que TI deve trazer retornos financeiros diretos, pois TI é prestação de serviços, e por isso deve gerar valor para a organização. Ela deve facilitar a vida das pessoas, portanto, os indicadores a serem mensurados estão ligados à satisfação do cliente, automatização de processos e agilidade nas entregas.
Melhorando a performance do setor de TI
Foco em projetos alinhados à estratégia de negócio
A equipe de TI deve estar focada em projetos que melhorem o desempenho da empresa. Projetos secundários podem ser terceirizados ou adiados até que exista a real necessidade de implantação. Com a concentração voltada para projetos que realmente importam, o setor de TI trabalha com mais afinco e tem mais tempo para se dedicar.
Um projeto de cada vez
Assim como a natureza do projeto é importante, ter em mente que trabalhar com quatro ou cinco projetos de uma vez dispersa a atenção dos profissionais envolvidos e abre brechas para falhas humanas, seja por cansaço ou muitas coisas a fazer ao mesmo tempo. Classifique os projetos de acordo com a sua importância e foque seus esforços em um de cada vez.
Estipule metas e prazos
Ao estabelecer metas e prazos, é possível organizar o trabalho da equipe de modo que os esforços sejam unificados para atingi-los, evitando o desperdício de tempo e trabalho. Além disso, a equipe trabalha com mais sinergia, pois está focada nos resultados a serem obtidos.
Trabalhe com qualidade, não quantidade
A qualidade das entregas da equipe de TI deve ser mais importante que a quantidade, pois projetos menores podem ser facilmente realizados, enquanto projetos mais complexos demandam maior dedicação, tanto de trabalho quando de planejamento.
Mantenha um horário fixo
Muitas empresas levam os profissionais de TI às raias da loucura, exigindo 12, 15 e até 18 horas de trabalho consecutivo, o que deixa qualquer pessoa em extremo cansaço. Preze por manter um ritmo de trabalho normal, com expediente de 8 horas diárias. Caso as coisas estejam muito atrasadas, considere contratar profissionais temporários ou freelancers para auxiliar. Com o estresse diminuído, sua equipe terá um desempenho muito melhor.
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