6 desafios comuns no TI de grandes empresas

Mar 16, 2015 | Gestão de TI

A tecnologia da informação já se transformou em um fator crítico para o sucesso das organizações, haja vista a importância que os recursos tecnológicos tomaram nos negócios. Sem internet ficamos praticamente parados e sem redes somos completos inúteis no trabalho.

É por esse motivo que a TI está enfrentando grandes desafios, visando oferecer sempre o que há de melhor em serviços para garantir a produtividade das organizações e melhor qualidade nos serviços prestados. Conheça alguns desses desafios agora.

Backup e recuperação de arquivos

Toda a inteligência das organizações está atrelada à tecnologia, e mantê-la em segurança é um dos desafios que a TI vem enfrentando. Promover backups mais eficientes e recuperação de dados em tempo recorde, evitando que a empresa pare suas atividades até que se resgate a funcionalidade de sistemas e plataformas, é uma grande barreira a ser vencida.

Disponibilidade dos serviços

Por mais que se mantenha uma vigilância constante sobre os processos de TI, há sempre o risco de uma invasão por vírus ou hackers que derrubam o sistema e deixam as empresas a ver navios. Manter a disponibilidade das soluções 24 horas por dia, 7 dias por semana também é um dos degraus a serem vencidos pela TI.

Segurança da informação

A quantidade de informações geradas pelas empresas já ultrapassou o limite do imaginável, e é preciso manter esses dados em segurança para que a empresa não perca em competitividade e conhecimento organizacional. Os investimentos em barreiras a invasões, bem como soluções mais inovadoras, que dificultem o acesso a agentes estranhos está no foco das atenções das equipes de TI nas grandes organizações.

Computação na nuvem

Transferir as principais atividades da empresa para a nuvem, visando maior operacionalidade e disponibilidade de serviços é um dos objetivos de muitos setores de TI. Além da facilidade de acesso que se propõe a todos os integrantes da empresa, é possível solucionar qualquer problema onde quer que se esteja, contribuindo para a agilidade no suporte a questões ligadas à TI.

Big Data

A implementação do Big Data como solução para gestão da informação estratégica está batendo à porta das grandes empresas. É impossível continuar operacionalizando uma presença massiva tanto na internet quanto fora dela sem a gestão de dados organizacionais. A análise de dados se faz imprescindível para a tomada de decisão e planejamento estratégico das empresas, mas sem o Big Data é como estar no escuro selecionando as melhores cartas para um jogo acirrado.

Automação de formulários

Quanto mais informações as empresas processam, mais agilidade elas necessitam para obter os resultados dos dados coletados. Para tanto, a automação de formulários está crescendo como uma demanda que gerará valor para as empresas a partir do momento que os dados sejam coletados e analisados imediatamente com o Big Data. O poder de decisão estará então a segundos de uma pesquisa, contribuindo para uma empresa mais eficaz e próspera.

A TI é sem dúvida um dos setores de maior importância nas organizações, pois está envolvido diretamente com todos os setores e departamentos da empresa, sem exceções. É através da TI que operacionalizamos nossas atividades, e portanto ela deve ter um lugar de destaque no planejamento estratégico de qualquer empresa.

E na sua empresa, como você tem enfrentado estes e outros desafios? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências!

Categorias