Para ser um líder em TI, é preciso ser como os demais gestores: ter habilidade para motivar a equipe, proatividade e uma boa comunicação. Ao mesmo tempo, há características específicas para os líderes de TI, em um mundo onde a tecnologia muda constantemente e já está inserida em, praticamente, todos os setores da empresa.
Quais características são fundamentais para os líderes de TI na atualidade? Veja 7 a seguir!
Visão estratégica
Enquanto a equipe estiver consumida pelos aspectos operacionais da realização de cada tarefa, o líder tem que saber como aquela função que estão desempenhando se encaixa no conjunto de todas as responsabilidades do setor de Tecnologia de Informação. Assim como de que maneira isso contribui para a missão organizacional como um todo.
Conhecimento sobre o negócio
Para ajudar na implantação de soluções tecnológicas para os problemas cotidianos da empresa, os líderes de TI precisam ter um vasto conhecimento das especificidades do negócio. Um bom gestor já trabalhou em outros setores da empresa ou de outras companhias e traz consigo uma experiência profissional diversificada. Até porque há uma chance imensa de que todos os departamentos dependam do TI de alguma forma.
Habilidades operacionais
Embora o seu trabalho não seja puramente operacional, um líder precisa ter essas habilidades para promover uma boa comunicação com a equipe. Ajudar a chegar às melhores soluções, tirar dúvidas e resolver conflitos de opinião entre os demais é uma tarefa impossível para um profissional que não tenha experiência operacional.
Humildade
Esta é a característica primordial para qualquer líder e especialmente fundamental para aqueles de TI. Um gestor arrogante não desenvolve a equipe porque não tem paciência de escutar seus subordinados e levar em consideração a opinião de todos.
Em tecnologia, quase toda a equipe tem uma trajetória auto-didata e dificuldades em reconhecer autoridade. A humildade do líder ajuda a criar um ambiente democrático de construção das idéias e um maior sentimento de trabalho em equipe.
Reconhecimento
Os líderes de TI precisam estar constantemente preocupados em identificar talentos entre os membros da equipe. Assim, eles poderão ser conduzidos para que sejam aproveitados e tragam resultados para o crescimento da empresa.
Capacidade de delegar
Nada mais frustrante para um funcionário do que um líder que não confia nele o suficiente para delegar tarefas. Ou que, quando o faz, não sabe comunicar suas expectativas e está sempre impaciente e insatisfeito com o trabalho entregue. Para delegar, é preciso ter paciência para treinar o funcionário, saber se comunicar claramente e confiar na qualidade do trabalho das pessoas que, muitas vezes, ele mesmo recrutou.
Sede de conhecimento
Um bom líder de TI tem que estar constantemente disposto e motivado a aprender, atualizar-se com as novas tendências do mercado e o lançamento de novas tecnologias ou será deixado para trás com muita rapidez. Não há ninguém na empresa fornecendo essas informações para o líder de TI. Ao contrário, todos esperam dele que esteja sempre a frente e que consiga enxergar como cada avanço tecnológico pode trazer mais resultados para a empresa.
Gostaríamos de ouvir de você: na sua opinião, quais são as características fundamentais para os líderes de TI? Deixe o seu comentário e até a próxima!