É fato que as imagens tomaram conta das mídias sociais. Selfies, links para artigos, memes, gifs e fotos em 360 graus já são bastante comuns no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. São muitas figuras, e cada vez menos textos. E é aí que entra a análise de imagens.
Mas, afinal, o que é isso? Trata-se, basicamente, da habilidade dos computadores em reconhecer os fatores presentes em uma imagem. Você já deve ter salvado fotos no Google Photos com apenas alguns cliques, certo? Pois essa é uma aplicação direta dos conceitos dessa inteligência artificial.
Então, quer saber como toda essa tecnologia pode ajudar o mundo? Continue lendo confira as 5 áreas já beneficiadas pela análise de imagens!
Análise de imagens via satélite
As fotografias aéreas já são uma realidade em nossas vidas. Por meio de drones e satélites, hoje é possível monitorar regiões florestais, alterações climáticas, rios e montanhas e, assim, evitar o desmatamento, garimpos ilegais ou contrabandos.
Nesses casos, os algoritmos de computação gráfica são capazes de mapear padrões e anomalias nas imagens analisadas e, com isso, permitir diagnósticos antecipados.
Carros autônomos
Sim, eles existem, e dirigem muito bem. Diferentes dos seres humanos, eles têm uma visão em 360°, reconhecem obstáculos rapidamente e ainda conseguem escapar dos congestionamentos.
Por meio de sistemas integrados, esses carros interpretam as imagens e dados fornecidos por sensores, câmeras e radares, e conseguem identificar quais são as melhores rotas para seguir. Uma alternativa interessante para as grandes cidades.
Prosopografia
Um termo pouco comum, mas com muita utilidade para a polícia. As técnicas de Perícia Prosopográfica conseguem identificar pessoas por meio dos algoritmos de representação facial humana.
Com comparações sistemáticas de formatos do rosto, do cabelo, estatura e porte físico, esses sistemas identificam os suspeitos com exatidão. Assim, pela análise de fotos e vídeos coletados na cena do crime, já é possível identificar os criminosos.
Análise de imagens médicas
Atualmente, 90% dos dados dos hospitais são imagens. E um médico, sozinho, não consegue interpretar todas as informações contidas em várias radiografias.
Por isso, os pesquisadores da IBM já estão trabalhando com os radiologistas para desenvolver programas capazes de analisar, em tempo real, várias imagens e textos. Dessa forma, podem diagnosticar rapidamente as doenças.
Detecção de conteúdos impróprios
As redes sociais já utilizam largamente esse mecanismo. Trata-se de um gestor de conteúdos capaz de detectar padrões inapropriados nos vídeos e imagens, e analisar correspondências de palavras.
Uma ótima opção para sites educativos e infantis, esses algoritmos conseguem identificar anomalias e bloquear conteúdos violentos e adultos por meio de análise maciça de figuras, streamings, textos e dados não estruturados.
Termografia
Essa é uma maneira eficiente e econômica de encontrar danos nas construções. Por meio da análise qualitativa dos dados de imagens em diferentes cores, os sistemas termográficos conseguem identificar as áreas problemáticas de uma região. Assim, fissuras, deformidades e infiltrações são rapidamente detectadas pelos algoritmos de infravermelho.
Enfim, as tecnologias de análise de imagens já estão mesmo presentes em nossas vidas. E, como vimos, só temos a ganhar com elas!
E aí, gostou do nosso artigo? Então nos siga nas redes sociais e fique sempre atualizado com as novidades da web!