CCM – Customer Communications Management: o que é e como funciona?

set 30, 2020 | CCM

1. O que é a Resolução Normativa ANS Nº 593?

A RN 593 é uma normativa da ANS que regulamenta a notificação por inadimplência para pessoas que contratam planos de saúde privados e para beneficiários que pagam a mensalidade do plano coletivo diretamente à operadora. Ela entra em vigor em 1º de dezembro de 2024.

2. Quem é afetado por essa resolução?

A resolução se aplica a:

  • Pessoas naturais que contratam planos de saúde diretamente com a operadora.
  • Beneficiários que pagam a mensalidade do plano coletivo diretamente à operadora.
3. O que é considerado inadimplência?

Inadimplência é o não pagamento da mensalidade do plano de saúde no prazo estipulado.

4. Como deve ser feita a notificação por inadimplência?

A operadora deve notificar o beneficiário até o 50º dia de inadimplência. A notificação pode ser feita por:

      • E-mail com certificado digital e confirmação de leitura.
      • SMS.
      • Mensagem em aplicativo de dispositivos móveis.
      • Ligação telefônica gravada.
      • Carta com aviso de recebimento (AR).
      • Preposto da operadora com comprovante de recebimento assinado.
5. O que acontece se a notificação não for comprovada?

Se a operadora não conseguir comprovar a notificação, a exclusão do beneficiário ou a rescisão do contrato por inadimplência será invalidada.

6. Quais são os prazos para pagamento após a notificação?

Após a notificação, o beneficiário tem 10 dias para regularizar o débito. Se o débito for questionado, a operadora deve conceder um novo prazo de 10 dias após responder ao questionamento.

7. Quais informações devem constar na notificação?

A notificação deve incluir:

      • Identificação da operadora e do contratante.
      • Identificação do plano de saúde.
      • Valor exato e atualizado do débito.
      • Período de atraso.
      • Forma e prazo para pagamento.
      • Meios de contato para esclarecimento de dúvidas.
8. O que acontece durante a internação do beneficiário?

    Durante a internação, a operadora não pode suspender ou rescindir o contrato por inadimplência. Após a alta, a operadora pode notificar o beneficiário, garantindo um prazo de 10 dias para pagamento do débito.

    9. Quais são as penalidades para a operadora que não cumprir a resolução?

    A operadora que suspender ou rescindir unilateralmente o contrato em desacordo com a lei pode ser multada em R$ 80.000,00.

    10. O que mudou com a RN 593?

    A RN 593 cancela a Súmula Normativa nº 28 de 2015 e altera a RN nº 489 de 2022, além de estabelecer novas regras para a notificação por inadimplência.

    Você já ouviu falar sobre Customer Communication Management (CCM)? Trata-se de uma expressão, ainda pouco utilizada no território nacional, que remete a uma estratégia que otimiza a comunicação com o cliente.

    A solução pode ser utilizada por empresas de quaisquer segmentos e portes, com o objetivo de produzir, entregar, controlar e recuperar mensagens e documentos e, sobretudo, para gerir a comunicação com clientes nos mais diversos canais de interação.

    É importante ressaltar que essas comunicações de saída podem envolver os mais diversos conteúdos – assuntos referentes ao lançamento de produtos ou serviços, a correspondências, a reclamações, a notificações de contas e pagamentos, entre outros – e são produzidas por diferentes canais (mensagens de texto, e-mails e páginas da web).

    Neste artigo, entenda o que é Customer Communication Management e como essa tecnologia pode melhorar não apenas a comunicação, mas também os demais processos da sua empresa. Boa leitura!



      O que é Customer Communication Management (CCM)?

      CCM é uma plataforma, ainda pouco conhecida no território nacional, que se destina a otimizar o processo de gestão de comunicação com o cliente, por meio do envio de comunicações por diferentes canais por eles designados (abordagem Omnichannel).

      Além de oferecer subsídios para gerenciar os contatos e aumentar a produtividade de uma organização, no que diz respeito ao processo de comunicação, ela permite identificar as necessidades de comunicação do cliente, de forma a fazer com que ele fique satisfeito.

      Uma vez que os clientes estão online, eles compartilham hábitos, preferências e atividades. Todos esses dados são inseridos na plataforma, auxiliando as companhias no desenvolvimento de estratégias e soluções comunicacionais mais assertivas para eles.

      É a solução ideal para a organização que busca potencializar a sua comunicação com clientes, e, assim, obter maior destaque no mercado, o que pode fazer com que ela alcance seus objetivos de forma mais ágil.

      Vale lembrar que o Customer Communication Management não é um produto em si, mas um conjunto de funcionalidades que é oferecido por várias empresas ou até mesmo uma em específico, caso ela se dedique ao fornecimento de tal estratégia.



        Como o CCM funciona?

        Agora que você já sabe o que é o Customer Communication Management, chegou o momento de entender como ela funciona (para, depois, implantá-la no seu negócio).

        O CCM, diferente do que muitos possam pensar, opera de maneira simples: basta a companhia encontrar a plataforma adequada para as suas necessidades.

        De maneira geral, ele é utilizado para fornecer à clientela uma comunicação útil, consistente e responsiva em todos os canais, trazendo benefícios para ambas as partes. Porém, pode ser implementado com outros propósitos, inclusive decorrentes daquele, conforme elencado abaixo:

        – Padronização ou uniformização da comunicação corporativa;
        – Compartilhamento de informações relevantes para a empresa;
        – Encaminhamento de ofertas e ações promocionais direcionadas ao público;
        – Utilização de canais designados pelo público-alvo.

        Muito interessante, não?

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