A gestão de conteúdo empresarial é algo muito importante em todas as instituições. Portanto, é cada vez maior o número de estratégias utilizadas pelas empresas para organizar sua dinâmica comunicacional de forma inteligente.

Preocupar-se com esse tipo de gestão é essencial, especialmente pensando na comunicação interna e em como isso facilita o dia a dia. 

Apesar de os termos multicanal e omnicanal serem confundidos, eles apresentam princípios e estratégias diferentes quando são colocados em prática. Então, para saber qual é o melhor para a sua empresa, vamos mostrar as principais diferenças entre eles e ajudar a melhorar a sua gestão de comunicação!

O que é comunicação multicanal e omnicanal?

A comunicação multicanal, como o próprio nome diz, é uma estratégia que trabalha em diferentes canais. Portanto, ela contribui para que as organizações possam divulgar seus produtos ou serviços utilizando uma diversidade de meios, tais como site, SMS, e-mail, telefone, loja física, aplicativos.

Em relação ao conceito de comunicação omnicanal, ele também se refere à mesma ideia de utilizar vários canais de contato com os clientes. No entanto, sua diferença se dá em que esses canais são integrados em uma única plataforma. Portanto, é uma versão centralizada do multicanal.

Qual o foco de cada tipo de comunicação?

Diferenciar os dois tipos de comunicação é algo simples, mas extremamente funcional. A seguir, vamos entender sobre o foco delas e ver como atuam na prática!

Na prática, o foco da comunicação multicanal é o canal de vendas. Portanto, a empresa vai desenvolver estratégias específicas para cada um dos canais como, WhatsApp, redes sociais, sites e outros meios.

Então, por exemplo, se sua empresa estiver mais presente nas redes sociais, seu público será atingido pela estratégia digital e conhecerá a loja online sem nem saber que existe a loja física.

É possível, entretanto, que sua marca esteja mais presente fora do mundo digital. Nesse sentido, seus clientes serão atingidos pela estratégia de vendas da loja física sem nem ao menos saberem que existe uma loja digital.

Já a estratégia da comunicação omnicanal tem como prioridade a experiência do cliente. Ou seja, todos os canais utilizados pela empresa para atender o cliente precisam funcionar articuladamente para oferecer os melhores serviços e produtos. E como isso funciona?

Por exemplo, o cliente está passando em frente a loja física e descobre que existe uma plataforma digital. Em seguida, ele entra em contato com a empresa para sanar dúvidas em relação aos serviços e produtos e assim fecha sua compra!  Incrível não?

O projeto envolve integrar toda a equipe em um mesmo objetivo

Então, antes de mais nada, precisamos dizer que a omnicanal não atua apenas no setor de vendas. Trata-se de um processo que envolve a relação de toda a empresa com ferramentas que auxiliem todo o projeto, o que significa uma gestão de comunicação bem alinhada.

Recomendamos, inclusive, que você contrate uma empresa de SAC 2.0 ou um analista de redes sociais, além de outros profissionais que atuem na parte prática da nova plataforma tecnológica da empresa!

Quando devo mudar para o omnicanal?

Sua empresa já está há tempos na gestão multicanal e agora está se organizando para saber quando deve mudar para o omnicanal? Então, mais uma vez, vamos explicar como funciona na prática e ajudar você a tomar essa decisão tão importante. Vamos lá!

Imagine que a sua empresa já esteja presente em vários canais através da comunicação multicanal. No entanto, você tem encontrado pontos conflitantes para conseguir prestar um bom atendimento para o seu cliente.

Neste caso, se o seu cliente entrar no aplicativo da sua loja, você conseguirá proporcionar para ele a mesma experiência que ele teria em uma loja física, ou você não tem ideia de como seria feito esse atendimento?

Esse simples questionamento é a chave para sanar as dúvidas e decidir qual será o melhor canal a ser utilizado por você. Então, mudar para o omnicanal pode atender às suas necessidades e trazer agilidade para o seu negócio. No entanto, você precisa analisar com calma se tem recursos para essa nova fase da sua empresa.

Também é necessário criar um vínculo. Ou seja, não basta mudar o meio de comunicação para que as vendas aumentem de imediato, por exemplo. Este processo envolve tempo para que você consiga criar uma relação de confiança com seus clientes e, assim, ver resultados.

Dessa forma, apesar de sabermos que essa tecnologia está proporcionando uma experiência incrível para empresas e clientes, é preciso saber a hora certa de inseri-la na sua empresa, para que você não cometa um equívoco que comprometa a gestão como um todo. A foxfly IT se disponibiliza para te ajudar a tornar a sua comunicação Omnicanal eficiente! Conte conosco!