Maneiras específicas e direcionadas de alavancar os resultados de um negócio, como melhorar um produto ou mesmo otimizar os serviços prestados, faz parte dos objetivos a curto, médio e longo prazo de qualquer empresa, independentemente do seu segmento.
E com a tecnologia cada vez mais ganhando espaço na vida das pessoas e em todos os sentidos, o Customer Experience Management (CX) ou gestão da experiência do cliente, tornou-se imprescindível utilizar mecanismos para mensurar como a empresa está se relacionando com os seus clientes.
Nesse sentido, preparamos um guia muito legal e com muitas informações importantes sobre uma solução de TI para te auxiliar nessa gestão. Vamos te ajudar a criar uma experiência incrível para seus clientes.
Vem comigo…
Entendendo a gestão da experiência do cliente
Inicialmente, vamos entender na prática a gestão da experiência do cliente?
O gerenciamento da experiência do cliente é um conjunto de estratégias de marketing e ações que visam fortalecer e consolidar o envolvimento do cliente com a empresa.
Quando se utiliza uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma facilidade e assertividade nessa gestão ocorre uma maior proximidade do cliente com a empresa, colocá-lo no centro do negócio, personalizando toda a experiência do cliente com a empresa.
Para você ter uma ideia, essa ferramenta se tornou bastante conhecida e ganhou ainda mais espaço no mercado durante e após a pandemia do coronavírus no início de 2020, onde ficou constatado que uma abordagem mais particular ao cliente, traz resultados significativos ao negócio.
Veja alguns dos benefícios:
- Coleta dados importantes;
- Decisões mais assertivas para a estratégia da empresa;
- Melhora o desempenho do produto ou serviço;
- Proporciona um relacionamento mais íntimo com o cliente;
- Fidelidade do cliente; e
- Aumentam significativamente as taxas de ganhos.
Então surge aquela pergunta: Mas como fazer essa gestão?
A resposta é que para isso precisamos fazer uma pequena análise e por fim escolher um parceiro especialista em gestão de comunicação, uma ferramenta que permite ações fundamentais, dentre as quais destacamos a seguir:
- Análise comportamental do cliente;
- Proporcionar uma experiência marcante;
- Uma experiência segura;
- Gerar valor do negócio.
Vamos nos aprofundar em cada uma delas?
Análise comportamental do cliente
O comportamento dos clientes tem mudado de forma acelerada e constante, e as empresas precisam estar prontas a propiciar aos clientes uma experiência de atendimento de suas necessidades de um jeito especial.
Nesse aspecto, essa plataforma te dá a possibilidade de coletar informações importantes, como entender as demandas e necessidades mais peculiares do cliente, melhorando o seu produto ou aprimorando o seu serviço.
Contando com uma gama de informações precisas e atualizadas, você pode traçar o melhor plano para a expansão e aprimoramento do seu negócio.
Priorize uma análise prévia do seu cliente, isso vai te destacar frente às concorrentes do mercado.
Proporcionar uma experiência marcante
Quando você centraliza as informações relevantes do seu cliente, você começa a criar uma interação com ele de tal forma que em pouco tempo poderá obter informações como: qual é o canal que o meu cliente prefere ser acessado, qual/quais produtos ele compra mais, entre outras, permitindo assim conheça melhor o seu cliente e consiga proporcionar uma experiência marcante.
Um dado importante e que vale a pena ser conhecido é que esse software te permite uma melhora contínua e em tempo real da personalização da experiência do seu cliente, contribuindo diretamente com o engajamento do cliente.
Além disso, você pode em conjunto com seu time de marketing pensar em estratégias de relacionamento que possam culminar em novas campanhas de vendas ou desenvolvimento de produtos.
Uma experiência segura
Podemos dizer que uma gestão é perfeita quando ela é segura e eficiente.
Ter credibilidade é o primeiro passo para uma empresa conquistar com sucesso a confiança dos clientes, e isso é o resultado concreto de um gerenciamento eficaz de informações confidenciais adquiridas.
Por essa e outras razões muito importantes que sua empresa precisa antes de qualquer coisa, buscar e analisar com muito cuidado antes de escolher o CXM que você vai utilizar em sua organização.
Não basta apenas ser um bom software, o serviço de suporte também precisa ser impecável, pois ter uma equipe de suporte especializada e ciente dos regulamentos de conformidade com as especificações exigidas pela legislação é mais um ponto a ser considerado.
Gerar valor de negócio
Agregar valor, sem dúvida alguma, é o principal e talvez o fundamental atrativo de um bom software de gestão da experiência do cliente.
Melhorar continuamente todos os processos, ainda mais aqueles que são diretamente ligados ao relacionamento com o cliente, que por sua vez geram receita, deve ser o principal adjetivo de um bom sistema.
O software de gestão de comunicação ideal para qualquer negócio, deve criar um mundo de esclarecimentos e onde todas as expectativas do cliente são atendidas de maneira contínua, e é nesse ponto que os objetivos tanto da empresa quanto do cliente são conquistados.
Conclusão
Não restam dúvidas que realizar uma melhor gestão da experiência do cliente começa pela escolha de um plataforma que encurte e otimize o relacionamento da empresa com os clientes.
Por isso ter em mãos uma solução robusta é a principal ação para sua empresa começar com o pé direito.
Falando em começar do jeito certo, a foxfly é esse jeito certo e imprescindível de colocar sua empresa no caminho do sucesso e rentabilidade.
A foxfly é uma empresa de TI, simplesmente apaixonada por pessoas e por tecnologia, que visa desenvolver e disponibilizar ferramentas tecnológicas e serviços de desenvolvimento de software e soluções, como o que falamos ao longo deste artigo.
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